Empregos

Funtrab atende no Fácil do Bosque dos Ipês e Casa de Qualificação

Salas da agência estadual de empregos ficaram danificadas pelo fogo; não há previsão de reabertura

Anahi Zurutuza e Mirian Machado | 13/11/2017 10:37
Sala de atendimento da Funtrab danificada (Foto: Direto das Ruas)
Sala de atendimento da Funtrab danificada (Foto: Direto das Ruas)
Parte do forro do prédio caiu durante o incêndio (Foto: Direto das Ruas)

Enquanto o prédio da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) não passa por restauração, os atendimentos aos trabalhadores serão realizados em dois locais. A equipe do Fácil, posto que recebe os cidadãos no Shopping Bosque dos Ipês, será reforçada e na Casa de Qualificação do Governo do Estado serão entregues carteiras de trabalho.

De acordo com o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, os dois postos não tem estrutura para atender todos os cerca de 600 trabalhadores que passam pela Funtrab por dia.

Por isso, o órgão estuda ainda enviar servidores à Funsat (Fundação Social do Trabalho), agência de empregos da Prefeitura de Campo Grande, para ajudar a absorver a demanda.

Não há previsão de quando a sede da Funtrab reabrirá as portas. “Esperamos que consigamos fazer a restauração em duas semanas”, afirmou o diretor.

Mutirão – A agência pública de empregos também prepara para este feriado – quarta-feira, 15 de novembro – um mutirão para encaminhar trabalhadores ao mercado de trabalho. A ação seria realizada simultaneamente nas 31 “Casas do Trabalhador” do Estado. Mas em Campo Grande, como o prédio está interditado, a Funtrab estuda transferir o atendimento para a Praça Ary Coelho.

Além da Capital, a ação ocorrerá Aparecida do Taboado, Aquidauna, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas.

Incêndio - O fogo teve início na central de ar condicionado e danificou vários equipamentos e a rede elétrica e de informática do local. Além disso, a fuligem produzida pela queima do material tomou conta de todas as instalações da fundação. Parte do forro do prédio caiu durante o incêndio.

As chamas começaram por volta das 22h de sexta-feira (10) e duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Os militares conseguiram controlar o incêndio antes que se alastrasse para outras partes do prédio. A avaliação do seguro deverá ocorrer nesta manhã.

Atendimento – A Casa de Qualificação funciona na rua 7 de Setembro, 912, e a Funsat na avenida Eduardo Elias Zahran, 1.581.

Nos siga no