Capital

Para sair da 'lanterna', prefeitura faz mudanças no portal da transparência

Em 2016, o portal da pransparência da prefeitura de Campo Grande ficou em último lugar entre todas as capitais do País

Richelieu de Carlo | 20/02/2017 11:10
Evandro Bandeira, secretário da Controladoria. (Foto: Assessoria/PMCG)
Evandro Bandeira, secretário da Controladoria. (Foto: Assessoria/PMCG)

A prefeitura de Campo Grande pretende lançar até maio deste ano um novo sistema em seu portal da transparência, deixando-o mais ágil e com mais informações. Será colocado em prática um projeto que visa dar mais facilidade ao acesso a dados sobre licitações do município e, com isso, sair do último lugar no ranking da transparência entre as capitais do País do MPF (Ministério Público Federal).

A Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência municipal trabalha com a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) em mudanças para que a população tenha mais facilidades ao buscar informações e acesso completo a documentos de processos licitatórios, como contratos, valores e prazo estabelecidos entre prefeitura e fornecedores.

“Nosso propósito é que toda informação seja obtida em no máximo três clics, facilitando o acesso às informações, em vez de ficar percorrendo longos caminhos sem ter uma visualização clara daquilo que o cidadão pretende obter”, explica Evandro Bandeira, secretário da Controladoria.

O objetivo, segundo ele, é estabelecer um novo sistema de gestão da coisa pública, em que será possível fiscalizar e auditar os atos da administração municipal.

O Secretário adjunto da Controladoria-Geral do Município, Luciano Silva Martins, complementa que o Portal já está em funcionamento, faltando apenas a disponibilização de algumas informações e melhorias pontuais.

“O Portal já existe. Ele comporta o que se pede na Lei de Acesso à Informação, nos falta apenas que seja aprimorado algumas ferramentas para que aumente o fluxo de informação das demais secretarias para nosso banco de dados”, enfatiza Luciano.

Lanterna – Todos os portais da transparência municipais são avaliados anualmente pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Rede de Controle do Estado de Mato Grosso do Sul para a divulgação do posicionamento de cada ente federativo.

Em 2016, o portal da pransparência da prefeitura de Campo Grande ficou em 27º lugar entre todas as capitais do País, com 4,10 pontos, em índice que vai de 0 a 10.

Clique aqui para acessar o portal de transparência da Prefeitura de Campo Grande, a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

Capa portal da transparência da Prefeitura (Foto: Reprodução / Internet)
Nos siga no