Política

Para sair do fim da fila, Prefeitura lança novo portal de transparência

Waldemar Gonçalves e Mayara Bueno | 04/08/2016 11:19
Para sair do fim da fila, Prefeitura lança novo portal de transparência

Orçamento, receita, despesa, prestação de contas, licitações e salários de servidores. Estes são alguns dos dados que podem ser acessados a partir de agora no novo portal da transparência, lançado nesta quinta-feira (4) pela Prefeitura de Campo Grande.

A disponibilização dos dados de acordo com as leis nacionais do tema surge após insistentes exigências de órgãos como o MPF (Ministério Público Federal) e CGU (Controladoria Geral da União). O portal da Prefeitura, até então, era considerado um dos piores do Brasil.

O desenvolvimento do portal, segundo a Prefeitura, foi todo do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação). Segundo Eder Lima, da equipe de desenvolvimento web da autarquia, a ferramenta fornece dados de forma mais clara e de acordo com a lei.

 

Capa do novo portal da transparência, lançado nesta quinta-feira pela Prefeitura (Foto: Reprodução / Internet)

O presidente do IMTI, Francisco Natalino, detalha que o portal foi desenvolvido em Wordpress, tecnologia usada pela maioria dos órgãos públicos. Possibilita salvar os dados (fazer downloads das informações) e tem algumas ferramentas de busca.

Já o prefeito, Alcides Bernal (PP), destacou que o portal de transparência da Prefeitura estava obsoleto desde 2009. Por enquanto, segundo Eder Lima, somente parte dos dados, com o mínimo de exigência de um período de seis meses, será carregada no sistema, mas a ideia é colocar nele todas as informações disponíveis, a partir de 1996.

Segundo o secretário municipal de Receita, Disney Fernandes, a ferramenta deve passar por aprimoramentos nos próximos deles. Um deles deve ser a possibilidade de cruzamento de informações.

Clique aqui para acessar o portal de transparência da Prefeitura de Campo Grande, a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

Nos siga no