Política

Vereadores derrubam 67 vetos do prefeito e Plano Diretor vai para promulgação

Parlamentares propuseram 156 emendas; a prefeitura alegou que algumas das propostas dos vereadores exigem leis específicas e risco de perder recursos para vetar as mudanças

Anahi Zurutuza e Mayara Bueno | 18/12/2018 14:15
Vereadores durante sessão (Foto: Câmara Municipal/Arquivo)
Vereadores durante sessão (Foto: Câmara Municipal/Arquivo)

Vereadores derrubaram na sessão desta terça-feira (18) os 67 vetos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao texto do plano diretor. A votação foi em bloco e, portanto, não foi justificado o motivo da suspensão de cada veto.

Foram 16 votos pela manutenção do texto aprovado pela Câmara Municipal e, portanto, contra as mudanças impostas pelo prefeito. Outros 9 parlamentares votaram por manter o texto como Marquinhos havia enviado para a Casa de Leis.

A tramitação do Plano Diretor foi polêmica e durou dois anos. Ao todo foram realizadas 69 reuniões públicas e ouvidas mais de 900 pessoas, além de 12 audiências públicas. Segundo a lei, deveria ter sido aprovado em 2016, mas questionamentos quanto ao processo de discussão, acusado de ser pouco democrático, fizeram com que o projeto atrasasse.

Aprovada no dia 1º de novembro, a versão final do projeto do Plano Diretor, documento que regula o crescimento urbano na cidade, foi para a sanção do Executivo com texto diferente em parte de suas 161 páginas em relação ao documento apreciado. As alterações envolvem pelo menos 22 artigos, segundo apurado e publicado em matéria exclusiva do Campo Grande News no dia 3 de dezembro.

Vereadores propuseram 156 emendas, 67 delas vetadas por Marquinhos. A prefeitura alegou que algumas das propostas dos vereadores exigem leis específicas e risco de perder recursos para vetar as mudanças.

Votaram pela derrubada dos vetos os vereadores Dharleng Campos (PP), Odilon de Oliveira (PDT), Ademir Santana (PDT), Francisco Gonçalves Carvalho – conhecido como Veterinário Francisco (PSB), Carlos Augusto Borges – o Carlão (PSB) –, Junior Longo (PSB), Lucas de Lima (Solidariedade), Epaminondas Neto – Papy (Solidariedade) –, Jeremias Flores (Avante), Vinícius Siqueira (DEM), Aparecida Amaral (Pros), Ayrton Araújo (PT), Eduardo Romero (Rede), Wellington de Oliveira (PSDB), Valdir Gomes (PP), Livio Leite (PSDB) e André Salineiro (PSDB).

 

Pelos corredores ventila-se bastidor de que os vereadores votaram pela derrubada dos vetos em retaliação ao mal-estar causado pelas declarações do prefeito Marquinhos Trad (PSD) contra o reajuste dos vereadores e do próprio salário.

O projeto agora vai para a mesa do presidente da Casa, vereador João Rocha (PSDB), responsável pela promulgação.

Nos siga no