Política

Reinaldo irá repassar presidência do Codesul na próxima quarta-feira

Leonardo Rocha | 13/04/2015 18:57
Reinaldo participa de sua primeira reunião do Codesul, com a transferência da presidência (Foto: Fernando Antunes)
Reinaldo participa de sua primeira reunião do Codesul, com a transferência da presidência (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) irá repassar a presidência temporária do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), no primeiro evento do Conselho em 2015, para o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), na próxima quarta-feira (15), a partir das 11h, no espaço Yotedy, em Campo Grande.

Nesta primeiro encontro do ano, os governadores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vão discutir a dívidas dos estados, a não oneração das finanças estaduais, assim como a redução a zero de contribuições dos estados e municípios, em relação a FEX ( Fomento das Exportações), Lei Kandir e Pasep ((Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Os governadores ainda terão um diálogo sobre temas importantes para o estados, como a segurança pública na rede Bio Sul, o Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã, resultados do ano de 2014 e assuntos administrativos do BRDE ( Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), assim como a inclusão de Mato Grosso do Sul na Aliança Láctea, que se trata de um bloco de estados para discutir a cadeia produtiva do leite.

O Codesul é um foro coordenado por seus estados membros, que discutem questões comuns, para encontrar alternativas ao desenvolvimento econômico e social da região sul do país, que tem a participação também do Mato Grosso do Sul. Este Conselho tem entre suas competências o estudo e integração para resolver problemas socioeconômicos da região.

Nos siga no