Política

Ministro vem a Campo Grande para apresentar programa de voluntariado a prefeitos

Onyx Lorenzoni vai a Assomasul falar sobre projeto a prefeitos; Tereza Cristina participa por videoconferência

Adriel Mattos | 09/02/2022 09:56
Ministro vai a Assomasul para conversa com prefeitos. (Foto: Divulgação)
Ministro vai a Assomasul para conversa com prefeitos. (Foto: Divulgação)

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, desembarcou em Campo Grande na manhã desta quarta-feira (9) para apresentar o novo programa de voluntariado do governo federal. Ele veio acompanhado do prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP).

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participa de forma remota. Ela cumpre quarentena após ser diagnosticada pela segunda vez com a covid-19. O evento será na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

O Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário foi criado por meio de medida provisória assinada em janeiro. É voltado a jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.

Os participantes terão direito a uma bolsa paga pelo município, vale-transporte (ou transporte gratuito, a depender do município) e seguro contra acidentes pessoais. A jornada de trabalho será de 22 horas semanais, limitada a oito horas diárias.

O município que aderir ao novo programa vai assegurar aos beneficiários a oferta de cursos de formação ou de qualificação profissional com carga horária mínima de 12 horas para cada 30 dias de permanência e carga horária máxima de 100 horas anuais.

Os cursos serão oferecidos pelo Sistema S (como Senac, Senai e Sebrae), com prioridade para qualificação nas atividades econômicas mais importantes do município. Este também poderá oferecer outros tipos de cursos, em convênios com instituições de formação profissional.

Nos siga no