Lado Rural

MS tem 1,1 mil fazendas cadastradas em Patrulha Rural do Governo do Estado

Programa que combate crimes no campo já atua em 20 cidades e deve chegar a todos os municípios

Caroline Maldonado | 04/05/2022 07:41
Policiais militares da Patrulha Rural em fazenda de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/Governo MS)
Policiais militares da Patrulha Rural em fazenda de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Lançado em março deste ano, o programa do Governo do Estado criado para coibir roubos e furtos em propriedades rurais tem mais de 1,1 mil propriedades cadastradas. O “Campo Mais Seguro - Policiamento Rural” já atua oficialmente em 20 cidades, incluindo Campo Grande, mas todos os municípios receberão o programa. 

O objetivo é dar mais segurança às propriedades e coibir o furto de animais, crime com maior número de ocorrências em áreas rurais de Mato Grosso do Sul, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2022. 

A prevenção dos crimes se dá por meio de um aplicativo, a partir de monitoramento georreferenciado. Cada uma das fazendas cadastradas já recebeu visita da Polícia Militar, segundo o coordenador adjunto do Campo Mais Seguro, tenente-coronel Antônio José Pereira Neto. 

“Todas essas unidades foram visitadas e registradas pela Patrulha Rural. Esse atendimento chamamos de visitas comunitárias, quando não há ocorrência de crime. Realizamos o cadastro da fazenda, registramos as coordenadas geográficas do local e lançamos no aplicativo. A partir daí, para atender qualquer problema que ocorra nesta propriedade, já temos as coordenadas para facilitar o deslocamento; é o deslocamento georreferencial”, explica o coronel.

Policiais militares foram capacitados e treinados para atuar em todos os biomas do Estado, do Cerrado ao Pantanal, e receberam 27 viaturas que serão usadas no trabalho de policiamento. Foram registradas mais de 10 ocorrências de furto desde o início do trabalho da patrulha rural.  

Os produtores devem cadastrar propriedades, maquinários, implementos e trabalhadores, conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. “Tudo será rastreado através da tecnologia embarcada nas viaturas para que a gente continue sendo referência nacional em segurança pública.”

Policiais militares em patrulhamento em zona rural de MS. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Crimes no Campo - Depois do abigeato, que é o furto de animais, os que têm mais ocorrências no campo são o roubo e furto de adubos, agrotóxicos e fertilizantes e roubo e furto de maquinário agrícola, como colheitadeiras, pulverizadores, semeadeiras e tratores agrícolas. 

Em 2020, foram registrados 514 furtos de gado e em 2021 foram 529. Neste ano, até abril, foram 73 casos deste crime.

Foram 15 furtos de adubo, agrotóxico e fertilizante em 2020. Em 2021, foram nove e, neste ano, foram seis casos, também até o mês de abril. O número de roubo e furto de maquinários em 2020, 2021 e 2022 foi de 33, 19 e 5 casos, respectivamente.  

Nos siga no