Cidades

Sindicato vai cadastrar produtores para buscar desconto em seguro rural

Entidade quer reduzir custos de propriedades cadastradas junto à Patrulha Rural da Polícia Militar

Caroline Maldonado | 21/04/2022 14:46
Governador Reinaldo Azambuja e presidente do SRCG, Alessandro Coelho, durante entrega de viaturas da Patrulha Rural (Foto: Divulgação/SRCG)
Governador Reinaldo Azambuja e presidente do SRCG, Alessandro Coelho, durante entrega de viaturas da Patrulha Rural (Foto: Divulgação/SRCG)

O SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho) reunirá produtores rurais em um café da manhã, na sede da entidade, na próxima terça-feira (26), às 7h30. O objetivo é cadastrar propriedades interessadas na busca de parceria com entidades financeiras, que possam oferecer descontos no seguro às propriedades cadastradas junto à Patrulha Rural da Polícia Militar.

O evento será realizado em parceria com a PM (Polícia Militar), PMA (Polícia Militar Ambiental) e Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato), que levarão instruções de combate aos crimes na zona rural.

A PMA lançará uma cartilha, produzida em parceria com o sindicato, para esclarecer dúvidas dos produtores rurais e orientá-los sobre possíveis passivos. 

Economia - Além de buscar mais segurança aos produtores rurais, o sindicato quer vantagens econômicas à classe, segundo o presidente do SRCG, Alessandro Coelho. 

“Um patrulhamento rural mais efetivo e frequente representa mais segurança ao produtor e menor risco de acionar seguro rural, um recurso caro e necessário atualmente em diversas atividades. Nossa intenção é criar uma parceria com entidades financeiras, que possam oferecer descontos no seguro, para as propriedades cadastradas junto à polícia militar”, explica o presidente.

O sindicato vai buscar seguradoras e entidades financeiras para apresentar a proposta. A ideia é que as propriedades rurais monitoradas e cadastradas no projeto da Patrulha Rural, tenham mais segurança e, consequentemente, menor custo com seguro sobre bens móveis, como maquinários, por exemplo, conforme Alessandro. 

Cartilha - O material com instruções poderá evitar multas e também diminuir o custo com contratações de serviços de consultoria ambiental, por exemplo, segundo Alessandro.

“Nele consta a distância necessária de uma estrutura para outras, assim como detalhamento, ilustrados, sobre o Código Florestal vigente”, detalha o presidente do sindicato. 

Interagro - Durante o evento, os produtores rurais também poderão saber mais sobre a segunda edição do Interagro, que será de 8 a 11 de junho, com temas ligados à pecuária de corte, leite, genética, cooperativismo e agricultura. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.interagro2022.com.br

O Interagro 2022 conta com patrocínio da (Semagro Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); Governo do Estado de Mato Grosso do Sul; consórcio Servopa; Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul); Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras); Áster Máquinas; banco Sicredi e SVN XP Investimentos. 

Também são apoiadores do evento a Embrapa Gado de Corte, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). 

Nos siga no