Diversão

Inauguração do Sesc Morada dos Baís reúne artistas e quem acredita na Cultura

Thiago de Souza e Paula Maciulevícius | 11/08/2015 21:54
Espaço será destinado à música, gastronomia e cultura. (Foto: Vanessa Tamires)
Espaço será destinado à música, gastronomia e cultura. (Foto: Vanessa Tamires)

Passou a funcionar na noite desta terça feira (11) o Sesc Morada dos Baís, na Avenida Afonso Pena. A casa vai funcionar de terça a sábado com cultura e gastronomia. O espaço terá agenda intensa nas duas próximas semanas e no decorrer do ano será dividida entre os projetos Sesc Encena, Palco Giratório e Sonora Brasil, com espetáculos de dança, teatro e música.

A Morada dos Baís, aberta em 1918, é um casarão histórico. Foi o primeiro sobrado da avenida Afonso Pena feito de alvenaria, com argamassa de saibro, cal e areia, coberto originalmente com telhas de ardósia, vindas da Itália, terra natal do proprietário, Bernando Franco Baís.

Hoje, a inauguração de uma nova fase foi restrita para convidados, autoridades e membros da família Bais como a artista plástica Adelaide Baís. "Estou muito emocionada e, em nome da família, agradeço", diz.

A parceria entre Sesc e prefeitura de Campo Grande foi bastante elogiada. “A prefeitura finalmente acertou em alguma coisa”, avalia a escritora Delasnieve Daspeti.

A Morada dos Baís foi cedida pela Município de Campo Grande ao Sesc, que poderá administrar a estrutura por um ano, com a possibilidade de renovação de contrato por igual período.

O cantor e compositor Paulo Simões lembra que a Morada dos Baís não é “qualquer espaço’’ e que o local é “simbólico para Campo Grande”. O artista também destaca o papel do Sesc como promotor de cultura em todo o País.

O presidente da Fecomércio, Edson Araújo, explica que a abertura do espaço é uma singela homenagem no mês em que a cidade celebra 116 anos.

“Vai trazer quem gosta de teatro, poesia e música”, destaca a atriz e diretora de teatro Ligia Prieto, sobre o público que frequentará o Sesc Morada dos Baís. Ela também acredita que o espaço vai levar cultura onde não chegava, e atingir um público que não era atingido.

Nova fase - Não houve alteração na arquitetura do prédio, que é tombado, apenas recebeu pequenos reparos de tinta e jardinagem e atenção à parte elétrica. Nos últimos ajustes, o anexo do fundo que pertenceu durante anos à Abrasel está dando lugar ao Cine Cult, com capacidade para até 20 pessoas, a choperia e um laboratório de cerâmica. Ao ar livre, o espaço é tomado por mesas e cadeiras para quem for aproveitar o happy hour. O cardápio será simples, com pizzas, porções de batata frita, pastel de carne, isca de carne seca e as bebidas.

Na programação fixa, as quartas terão chorinho, nas quintas haverá miscigenação de vários grupos e na sexta o sertanejo e o rock.

A arena também vai receber intervenções culturais, como contações de histórias e teatro ao ar livre. Tombada, a a casa será destinada às galerias de arte. O espaço que reproduz com peças originais o quarto da artista Lídia Baís terá o acervo ampliado para o hall à frente da sala. O cinema também terá versão ao ar livre, com projeção na Orla Ferroviária.

Outra proposta é ter três exposições itinerantes. Para a abertura, além do acervo de Lídia Baís, os "bugrinhos" de Conceição dos Bugres, comprados de um colecionador pelo Sesc e as obras do corumbaense Jorapimo estampam os ambientes da casa.

Veja a programação de abertura:

Dia: 12 (quarta)

Show Black di Boá
Horário: 19h às 21h

Dia: 13 (quinta)

CineSesc Filme: O Menino e O Mundo - animação infantil
Sessões 15h e 18h

Show Gobstopper
Horário: 19h30 às 21h30

Quinta Cultural - Estação Urbana
Música, moda, gastronomia, artesanato e apresentações artísticas
Horário: 18h30 às 21h

Dia 14 (sexta)

CineSesc Filme: O Menino e O Mundo - animação infantil
Sessões 15h e 18h

Sexta no Sesc: Quarteto Urbem
Horário: 19h às 22h

Intervenção Artística: grupo de dança Funk-se
Horário: 20h

Dia 15 (sábado)

Intervenção Urbana - Movimento Viva Rua e Bocaiúva - Moda Criativa e Design
Horário: 15h às 21h

Espetáculo Infantil Cadê, da Cia. Aplausos (MS)
Horário: 15h

Contação de Histórias para Crianças
Horário: 16h

CineSesc Filme: O Menino e O Mundo - animação infantil
Sessão: 17h

A programação completa está no site do Sesc. A Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. O contato para informações é o 3311-4300.

 

Nos siga no