Enquetes

Pesquisas de intenção de voto não passam confiança, dizem 78% dos leitores

Todas as pesquisas divulgadas de intenção de voto são registradas na Justiça Eleitoral

Gabriel de Matos | 23/09/2022 08:03
Pesquisas realizadas e divulgadas em 2022 precisam ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Pesquisas realizadas e divulgadas em 2022 precisam ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

As pesquisas de intenção de voto são um retrato do momento eleitoral feita pelos institutos de pesquisa, especialmente em ano eleitoral. A nove dias das eleições, elas tentam prever o resultado a ser divulgado pela Justiça Eleitoral. Primeiro turno das eleições gerais de 2022 será no dia 2 de outubro.

Nessa quinta-feira (22), o Campo Grande News perguntou se os leitores confiavam nas projeções. A grande maioria dos leitores que votaram não confiam nas pesquisas eleitorais. Ao todo, 78% responderam não e 22% afirmaram que têm confiança nas pesquisas. 

A leitora Neiva Pereira comentou está no maior grupo dos votantes da enquete. Ela comentou no Facebook: “nenhuma pesquisa é confiável”. Luiz Fernando Oliveira também tem essa opinião sobre: “não pode mais confiar em nenhuma”.

A última pesquisa de intenção ao governo de Mato Grosso do Sul mostrou a oscilação para cima dos candidatos André Puccinelli (MDB) e Eduardo Riedel (PSDB). O ex-governador, segundo o Novo Ibrape/Campo Grande News tem 24,2% e o ex-secretário de Governo tem 15,6%. Marcos Trad (PSD) teve queda na intenção de votos. 

Clique aqui para ver a pesquisa completa.

Nos siga no