Política

Pesquisa fake usa Campo Grande News para inverter dados da corrida eleitoral

Portal acionou TRE e Polícia Federal para identificar os responsáveis

Ângela Kempfer | 22/09/2022 14:52
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pesquisa eleitoral falsa tem rodado em grupos de Whatsapp atribuindo o levantamento ao Campo Grande News. Com erros gramaticais e ortográficos, o texto circula com a manchete: "André e Marquinhos se consolidam no 2º Turno, Rose e Contar empatam, Riedel dispenca (sic)". 

A fake news inverte a realidade da corrida eleitoral, apontada pelas últimas pesquisas, inclusive, apresentando gráficos totalmente diferentes dos indicados oficialmente.

O Campo Grande News acionou o departamento jurídico, que entrará com representação junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com pedido de liminar para suspender a veiculação. Também fará a denúncia à Polícia Federal, para identificar os autores requerendo, inclusive, prisão em flagrante.

"Tratando-se de fake news sobre pesquisa eleitoral, o que é regido por legislação federal, cabe a Polícia Federal identificar e punir os responsáveis pelo material. Eles também vão ser multados e responder a processo criminal", explica o advogado Félix Jayme Nunes da Cunha.

Os números corretos, divulgados nesta quinta-feira pelo Novo Ibrape/Campo Grande News, colocam André Puccinelli com 23,7%, Eduardo Riedel com 17,2%; seguido por Rose Modesto, com 14,4% das intenções de voto. Marquinhos Trad surge com 13,5%, enquanto Capitão Contar (PRTB) tem 12,6%. 

Na sequência, a pesquisa mostra Giselle Marques, do PT, com 4,4%. Os demais concorrentes do Psol e do PCO não chegam a um dígito. Adonis Marcos tem 0,3% e Magno Souza, 0,1%. 

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números MS-05960/2022 e BR-01112/2022.

Nos siga no