Cidades

Divulgadas notas mínimas e máximas registradas no Enem 2011

Fernando da Mata | 22/12/2011 20:17

Para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho na escala

As notas mínimas e máximas tiradas pelos estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas, nesta quinta-feira (22), pelo MEC (Ministério da Educação).

De acordo com a escala de proficiências do exame, em ciências humanas, a pontuação mínima foi de 252,6 e a máxima, 793,1; em ciências da natureza, mínima de 265 e máxima de 867,2; em linguagens e códigos, a nota menor foi 301,2 e a maior, 795,5; em matemática, a menor pontuação atingiu 321,6 e a maior, 953.

Apenas em redação, as notas variaram de uma extremidade a outra da escala: 0 a 1.000.

(Fonte: Ministério da Educação)
(Fonte: Ministério da Educação)

Para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho na escala. A metodologia utilizada no Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis.

Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Também não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.

Resultado - Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação no site do exame. Em Mato Grosso do Sul, 88 mil candidatos fizeram as provas, de um total de 122 mil inscritos.

O resultado pode ser conferido no endereço a seguir

Nos siga no