Cidades

Em MS, Sisu vai oferecer 6,7 mil vagas em três instituições públicas para 2012

Fernando da Mata | 21/12/2011 19:35

Oferta maior de vagas para o primeiro semestre no estado será da UFMS, com 4.115 vagas. UEMS vai oferecer 2.370 e o IFMS, 280

Em Mato Grosso do Sul, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) oferecerá 6.765 vagas nas três instituições públicas de ensino superior que o adotaram como forma de ingresso. As vagas são para o primeiro semestre de 2011.

A oferta maior será da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com 4.115 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai oferecer 2.370 vagas em 53 cursos e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), 280 em sete cursos.

Em todo o país, serão 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior.

Os estudantes interessados poderão consultar, a partir de segunda-feira (26), os cursos e vagas disponíveis no Sisu (). As inscrições serão abertas à zero hora do dia 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês.

Sisu - O sistema foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas. Por meio da ferramenta, o estudante pode disputar vagas em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.

O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Enem — Já estão disponíveis os resultados do Enem de 2011. O resultado individual pode ser conferido pelo candidato na página do exame na internet ()

É necessário informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado com a apresentação do número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, o estudante pode recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou mensagem SMS.

Nos siga no Google Notícias