Cidades

Com assembleia marcada, funcionários dos Correios dão greve como certa em MS

Nicholas Vasconcelos | 20/09/2012 14:55
Assembleia na próxima terça-feira deve decidir por greve dos 1,5 mil funcionários dos Correios em MS. (Foto: Simão Nogueira)
Assembleia na próxima terça-feira deve decidir por greve dos 1,5 mil funcionários dos Correios em MS. (Foto: Simão Nogueira)

Com a categoria parada em 20 Estados, os funcionários dos Correios de Mato Grosso do Sul dão como certa a greve a partir de terça-feira (25). Segundo o presidente do Sintect/MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares em Mato Grosso do Sul), Alexandre Takachi, uma assembleia na próxima segunda-feira (24) deve decidir pela paralisação dos 1,5 mil funcionários do Estado.

De acordo com Takachi, a categoria pede reajuste de 43% , o que já inclui a inflação no período, aumento real e reposição por perdas. A empresa oferece 5,2% de reajuste para os funcionários, que garantiria o poder de compra e reposição da inflação. Hoje, Takachi está em Dourados onde se reúne com os funcionários do município.

Nesta quarta-feira (19), uma conciliação do TST (Tribunal Superior do Trabalho) propôs reajuste de 5,2%, aumento linear de R$ 80, reajuste de 8,48% do vale-alimentação e garantia de que o ponto dos grevistas não será cortado. O Tribunal também fixou multa de R$ 50 mil caso a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares ) não mantenha pelo menos 40% do efetivo trabalhando.

Por conta da paralisação, os serviços com hora marcada foram suspensos, como o Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta, na Grande São Paulo e no Paraná, Tocantins, além do Distrito Federal.

Nos siga no