Capital

“Não vou sancionar”, avisa Marquinhos sobre passaporte para entrar em eventos

Apesas da Sesau ter defendido a exigência e 2 projetos tramitarem na Câmara, prefeito é contra

Ângela Kempfer e Gabriela Couto | 16/08/2021 11:23
Prefieto Marquinhos Trad durante evento dos 122 anos de Campo Grande, nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Prefieto Marquinhos Trad durante evento dos 122 anos de Campo Grande, nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

O prefeito Marquinhos Trad afirmou hoje, que a prefeitura não vai instituir "passaporte digital" como exigência para acesso a eventos e também rejeitou a possibilidade de sancionar projeto de lei que cria esse mecanismo. 

"Essa é uma questão de âmbito nacional. Não cabe ao município ou ao Estado determinarem. Ou serve para o país todo, ou não serve", justifica.

Segundo Marquinhos, a partir de agora, as definições do tipo tem de vir do governo federal, apesar dos municípios e estados terem conquistado autonomia para determinar regras contra a covid, desde que sejam mais restritivas. Na avaliação do prefeito, "o Brasil é um só, não pode uma lei valer para um estado e não valer para outros. Já pensou se sancionarem aqui que o furto não é mais crime?", comparou

A Secretaria Municipal de Saúde havia sugerido a exigência da carteira de vacinação como passaporte para o acesso aos eventos. Mas agora, a prefeitura mudou de ideia. Mesmo assim, dois projetos tramitam na Câmara Municipal, em caráter autorizativo.

Uma das propostas é do vereador Otávio Trad (PSD), para que seja instituído o "Passaporte Digital de Imunização CG" e está na Câmara desde julho. Já o outro, foi proposto por Epaminondas Neto, o Papy (Solidariedade), e quer criar a "Free Covid Zone". 

Nos siga no