Jogo Aberto

Vereadores vão de carona no projeto do "Passaporte Digital"

Nyelder Rodrigues, Paula Maciulevicius, Gabriela Couto e Silvia Frias | 06/08/2021 06:00
Papy e Otávio Trad, juntos em 2017, discutindo ações para atualizar a Cartilha do Consumidor. (Foto: Divulgação/CMCG)
Papy e Otávio Trad, juntos em 2017, discutindo ações para atualizar a Cartilha do Consumidor. (Foto: Divulgação/CMCG)

Bonde andando - Só foi a prefeitura de Campo Grande anunciar que está preparando o projeto para fiscalizar quem está ou não vacinado e, assim, permitir a reabertura dos eventos públicos, que alguns vereadores já se mexeram e lançaram medidas semelhantes para serem analisadas e votadas na Câmara Municipal.

Dá na mesma - Os dois projetos tramitando na Casa têm caráter autorizativo e tratam da mesma situação trabalhada pelo Executivo - que impediu eventos por meio de decreto, sem necessidade de aval do Legislativo, e assim também pode fazer com a liberação.

Poliglota - Uma das propostas é do vereador Otávio Trad (PSD) e visa autorizar que seja instituído o "Passaporte Digital de Imunização CG" e está na Câmara desde julho. Já o outro, entrou nessa quinta-feira (5) no sistema de projetos e foi proposto por Epaminondas Neto, o Papy (Solidariedade), e quer criar a "Free Covid Zone".

Prova oral - Se valesse ponto saber quantos anos Campo Grande está fazendo, o público presente no auditório da Maternidade Cândido Mariano na quarta-feira (4), em evento com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, reprovaria de cara. 

Sem memória - De berço político douradense, o chefe da pasta falou sobre entregar um hospital materno infantil à altura do que Campo Grande merece pelos seus 122 anos, mas hesitou sobre a idade da cidade, sem saber se poderia ser 123 também. Ao perguntar para a plateia, ninguém tinha certeza de quantos anos a Capital faz em 2021.

Em memória – Morto aos 23 anos, Atherson Shritkh agora denomina praça nas Moreninhas, bairro onde morava na Capital. O rapaz faleceu em acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas, no dia 1º de julho deste ano.

Imagens – O acidente ocorrido na Rua Barreiras, foi registrado por câmeras de monitoramento e mostram quando o rapaz "voou" e bateu em uma viga do estabelecimento. Shritkh morreu no dia 9 de julho. A praça fica no quadrilátero das travessas Celidônia e Tipiti, além das Guaracai e Barreiras.

Mais gente – Além dele, o farmacêutico Feres Georges Ghson denomina unidade de saúde na Vila Cox, a Rua Colina passa a ter o nome da professora Maria Giselda Albuquerque Costa – Dona Gisa, e a praça publica na Rua dos Comerciários receberá o nome do advogado Jorge Roberto Genaro. Tudo já foi oficializado no Diogrande.

Nomenclatura - O Senado aprovou projeto de Nelsinho Trad (PSD) para acrescentar o nome do empresário Ueze Zahran ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. A questão ainda precisa passar pela Câmara Federal para ser definitivamente aprovada.

Ficou para trás - Em 2002, a então deputada federal Marisa Serrado (PSDB) tentou homenagear o tenente e herói de guerra Antônio João - sim, o mesmo que é citado no hino do Estado - acrescentando seu nome no Aeroporto. Contudo, o projeto empacou, envelheceu e foi arquivado pelo parlamento nacional no fim do mandato.

Nos siga no