Capital

Corpo de Bombeiros faz treinamento sobre novas regras para vistoria

Aline dos Santos | 14/05/2013 09:58

O Corpo de Bombeiros realiza seminário nesta semana sobre as novas regras que dão poder de polícia, permitem a exigência de brigada de incêndios e aumenta em mil vezes o valor da multa.

O treinamento será realizado nos dias 16 e 17, na sede do Comando Geral, localizado na rua Fernando Augusto Côrrea da Costa, 376, Jardim América. A abertura será às 8h, com a presença do titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz, serão dois dias com palestras que vão abordar temas como análise de projetos, vistoria, processo técnico simplificado, separação entre edificações e adaptação às normas das edificações existentes.

A revisão da legislação, datada de 1990, começou há cinco anos, mas foi agilizada após a tragédia da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio resultou em 241 mortes. Em Campo Grande, incêndios de grandes proporções, como o que destruiu a loja Planeta Real, também aceleraram as mudanças.

O valor da multa de um salto. Antes, ia de 10 a 50 Uferms. Agora, o limite aumentou para 50 mil Uferms. Outra alteração, decorrente das novas normas, é a exigência de brigadas de incêndio. O grupo deve ser formado em locais como prédios residenciais e comerciais, indústrias e locais com grande aglomeração de pessoas. A exigência não contempla residências.

O número de brigadistas e o tempo de treinamento será de acordo com a carga-incêndio, uma outra mudança inserida nas regras.

Nos siga no Google Notícias