Cidades

Banco de dados informatizado para bombeiros vai levar até três anos

Aline dos Santos | 10/05/2013 11:48
Bombeiros enfrentaram dificuldades no combate ao fogo em loja. (Foto: João Garrigó)
Bombeiros enfrentaram dificuldades no combate ao fogo em loja. (Foto: João Garrigó)

Os bombeiros devem levar até três anos para dispor de um banco de dados informatizado sobre a situação de todos alvarás do Estado. “Um sistema para saber exatamente quantos locais não têm projetos e a validade dos certificados para os que têm”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz.

Com o sistema, será possível ter controle dos locais em que o documento já venceu e os que estão próximos ao vencimento. A informatização é um trabalho paralelo às mudanças nas regras para intensificar o controle no combate a incêndios.

O banco de dados também fornecerá informações para o trabalho operacional. Segundo Orti, quando for chamado para atender uma ocorrência, o bombeiro vai receber via online dados como dispositivos de segurança disponíveis no local do incêndio, qual o hidrante mais próximo, a pressão do hidrante e o caminho mais fácil para chegar.

Na última terça-feira, a loja Planeta Real foi destruída pelo fogo. Com o caos no entorno, na avenida Afonso Pena, entre a 14 de Julho e a Calógeras, as viaturas tiveram dificuldade para chegar.

Uma série de deficiências foram expostas durante momentos cruciais de combate ao fogo, como falta de água nos hidrantes, mangueira furada e demora para erguer a escada magirus.

Nos siga no