Capital

Aquário do Pantanal terá todos os tanques funcionando até maio de 2022

Depois de quatro tentativas e judicialização, suporte a vida dos peixes sai do papel com contrato publicado

Gabriela Couto | 24/08/2021 09:05
Peixes continuam na quarentena, aguardando conclusão do SSV desde 2015. (Foto: Divulgação)
Peixes continuam na quarentena, aguardando conclusão do SSV desde 2015. (Foto: Divulgação)

Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (24), o contrato entre a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Clima Teck Climatização LTDA, para concluir o SSV (sistema de suporte a vida) dos aquários do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, Aquário do Pantanal.

Ao todo, serão investidos R$ 5.373.000 de recursos do tesouro estadual para concluir o serviço em 270 dias consecutivos. Isso significa que a empresa tem nove meses para entregar o serviço, o que resultará em maio do ano que vem, se não houver aditivos.

Vale destacar que a licitação para realizar o serviço somente na quarta tentativa, é que conseguiu ser consolidada. Desde novembro de 2020, três licitações foram abertas, mas nenhuma empresa apresentou proposta. O último certame foi lançado em junho.

Já a Johnson Controls BE do Brasil fará a automação do SSV, ao custo de R$ 2,7 milhões. Aberta em março, essa licitação acabou indo parar na Justiça. A Tecal Engenharia foi desclassificada por não ter apresentado planilha de orçamento impressa, conforme as especificações orientadas em edital, pela Agesul. A empresa recorreu, mas só obteve liminar favorável na segunda instância.

A construtora voltou à disputa, mas foi novamente eliminada. Desta vez, a desclassificação foi por descumprir item do edital que versa sobre “apresentar preços globais ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos”.

Os serviços que compõem o SSV foram divididos em duas frentes de trabalho: Automação do SSV e SSV (Biologia, Eletromecânica) já contratadas. 

No total, a conclusão das obras do Aquário será em 13 frentes:02 concluídas: Substituição dos vidros e cobertura metálica; 10 em execução: Civil, Elétrica, Cenografia, Estrutura metálica (passarela), PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), Climatização, Estrutura Metálica (Passarela), Impermeabilização e Revestimento Composto (Monocapa), essas últimas em processo de conclusão e entrega do serviço e 01 licitação em andamento (fase recursal): Automação predial (judicializado – mas a licitação não está suspensa). 

Em nota, a assessoria de imprensa da Agesul explica que o biólogo e Oceanógrafo da empresa responsável pelo SSV do Aquário já se encontram, inclusive, em Campo Grande em reunião com a equipe técnica do Aquário visando acertar cronogramas para já darem início aos trabalhos. O oceanógrafo responsável é o mesmo que realizou serviços no Aquário de Balneário Camburiú.

Foram realizadas reprogramações e a elaboração de um cronograma físico da obra – com interfaciamento dos serviços contratados , o que possibilitará a otimização dos trabalhos e, consequentemente, a redução dos prazos contratuais previstos para conclusão.

*** Matéria atualizada às 15h59 para atualização de informações. 

Nos siga no