Cidades

Pela primeira vez no ano, mortes de jovens e idosos por covid seguem em baixa

No começo do ano, covid fez vítimas mais jovens e, em seguida, idosos voltaram a ser grupo de risco

Guilherme Correia | 26/09/2021 11:54
Profissional de saúde prepara injeção de vacina contra a covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Profissional de saúde prepara injeção de vacina contra a covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

As mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, neste mês, estão em baixa - se comparado a outros momentos da pandemia - seja em pacientes idosos (acima de 60 anos) quanto os não-idosos (com menos de 60). O Campo Grande News levantou o total de registros de vítimas, em dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e comparou as duas faixas etárias.

O cenário verificado primeiro semestre do ano era de maior quantidade de vítimas jovens (que ainda não tinham se vacinado) e redução somente em idosos (que começavam o processo de imunização).

No entanto, passados alguns meses, os mais velhos começaram a apresentar um processo de imunossenescência - a imunidade conferida pelas vacinas parecia reduzir, segundos especialistas. Além disso, as pessoas mais jovens começavam a ser incluídas na campanha dos imunizantes.

Foi nesse momento em que essa lógica se inverteu novamente - mais velhos voltaram a ser mais atingidos pela pandemia, enquanto os jovens deixaram de aparecer com tanta frequência nos registros.

Pandemia - Desde o início da pandemia, mais de 372 mil sul-mato-grossenses tiveram covid, dos quais 9.529 foram a óbito. Além disso, cerca de 75,9% da população total recebeu uma dose, ainda que 55,15% estão imunizados com duas vacinas ou dose única.

A reportagem levantou o número de óbitos registrados em cada faixa etária, de 10 em 10 anos. As mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, neste mês, têm apresentado queda expressiva em todas as faixas etárias, pela primeira vez no ano.

Nos siga no