Veículos

Vito chega ao mercado brasileiro com opção diesel e flex

Modelo chega para preencher espaço deixado pela falecida Kombi

Márcio Martins | 30/11/2015 10:18
Fotos Márcio Martins
Fotos Márcio Martins

A Mercedes-Benz apresentou ao mercado brasileiro a sua Van de pequeno porte VITO. O veículo foi mostrado a impressa nacional na capital paulista, logo depois os jornalistas puderam testa-lo em uma viagem de São Paulo a São Roque – SP, com test-drive de aproximadamente de 330 km ida e volta, onde foi possível dirigir o carro nas rodovias e também num trecho de interior, passando por dentro de cidades e também na famosa estrada do vinho, até um restaurante muito aconchegante.

No trajeto de ida dirigimos o veículo destinado a transporte de cargas equipado com motor turbo diesel e na volta com motor turbo flex para transporte de passageiros.

 

Vito conta com opção de motores turbo diesel e turbo flex (Foto Márcio Martins)
(Foto Márcio Martins)

Motor turbo diesel para o furgão e turbo flex para van

O furgão Vito 111 CDI sai de fábrica com motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, o motor gera 114 cv de potência a 3.800 RPM, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 RPM. Este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.

Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 RPM, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 RPM. Ambas as versões vem equipada com câmbio de seis marchas.

O objetivo da marca é apresentar uma solução de um veículo com ótimo espaço e capacidade de carga mas em uma Van pequena, uma ótima opção para quem trafega em grandes cidades e não tem necessidade de uma Van grande.

Trajeto entre a capital paulista e a cidade de São Roque - SP (Foto Márcio Martins)
Ponto de parada para troca de motoristas (Foto Márcio Martins)

Impressões ao dirigir

No trajeto das ótimas estradas de São Paulo, o motor turbo diesel impressionou pela força de sobra, pois o torque é o ponto forte do diesel, principalmente acima dos 2.000 giros; o câmbio de seis marchas com Overdrive deixou a condução muito prazerosa evitando as trocas de marchas mesmo quando em baixa velocidade numa ultrapassagem, sem necessidade de diminuir uma marcha para ganhar em retomadas, porém o teste foi feito com o veículo vazio.

Durante o trajeto na cidade em passagens em quebra-molas por exemplo, o motor turbo diesel era um pouco sonolento abaixo dos 1.800 giros, mas após essa rotação a van deslancha com vigor. A direção elétrica ajuda muito em manobras em qualquer terreno. A marca pecou pela falta de um retrovisor elétrico na versão mais barata de carga, que para ajusta-lo precisa ser feito com a mão no vidro, nem se quer tem um ajuste manual pelo lado de dentro.

Foi possível testar também o modelo em trechos de trânsito intenso como foi na volta de São Roque até o aeroporto de Congonhas, com direito a congestionamentos em quase todo o trecho, utilizamos o veículo Vito Tourer equipado com motor turbo flex, com capacidade de 8 passageiros (veja detalhes deste veículo logo abaixo). A versão passageiro luxo que testamos é bem confortável, durante os congestionamentos trocas de marchas frequentes não gerou cansaço e estresse para quem vai dirigindo.

Versões de passageiros e carga (Foto Márcio Martins)
(Foto Márcio Martins)

Segurança, de série:

Attention Assist (Assistente de monitoramento de cansaço) – Analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro.

Hill Start Assist (Assistente de partida em rampa) – O sistema mantém o veículo freado nas partidas em terrenos inclinados, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.

Crosswind Assist (Assistente de vento lateral) - Por meio do acionamento unilateral dos freios, ameniza o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória com maior segurança. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.

Segurança ativa e passiva

O Vito chega ao mercado brasileiro posicionando-se como referência em segurança ativa. Ele conta com a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz notavelmente as chances de ocorrência de derrapagem, colisão e capotamento do veículo.

Além dos assistentes de condução já citados, o programa ESP Adaptativo 9.1i® também contém outros sistemas já amplamente conhecidos:
• ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) – Evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.
• ASR (Sistema de Controle de Tração) – Evita que as rodas patinem.
• BAS (Servofreio de Emergência) – Reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem.
• EBV (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem) – Ajusta a força de frenagem do veiculo em situações críticas.

A fim de evitar colisões traseiras, luzes de freio adaptativas entram em ação. Elas sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás, podendo assim melhorar seu tempo de reação.

Interior da versão Luxo (Foto Márcio Martins)
Leva 7 passageiros mais o motorista (Foto Márcio Martins)

Espaço interno

No interior do Vito, os ocupantes desfrutam de comodidade e praticidade, com excelente ergonomia. A começar pelos bancos muito confortáveis, com ampla superfície do assento e um generoso espaço entre as fileiras de bancos, oferecendo excelente acomodação.

No compartimento de passageiros da van, os seis bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade de utilização, podendo aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens. Além disso, na versão Vito Tourer Luxo, o cliente pode desfrutar de bancos em courino, assentos com encosto reclináveis para passageiros, banco para motorista e acompanhante com regulagem de altura, profundidade e inclinação do encosto.

Todos os comandos estão ao alcance das mãos, com destaque para o rádio, de série, com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD e, para a versão Tourer Luxo, o volante multifuncional. A isso se soma o conjunto de vários compartimentos, que oferece numerosas possibilidades para guardar objetos, tanto sob o painel de instrumentos, como nas bolsas das portas.

Modelo versão diesel de carga (Foto Márcio Martins)

Dimensões

O acesso a lugares com restrições de altura – como, por exemplo, estacionamentos de shopping centers, hotéis, prédios ou hospitais – está garantido com o Vito, que tem 1.910 mm de altura, 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores) e com 3.200 mm de distância entre eixos.

As operações de carga e descarga são facilitadas pela porta traseira de abertura vertical com grande vão livre (1.261 mm de altura e 1.391 mm de largura) e pela baixa altura do veículo em relação ao solo. A porta lateral, com 1.252 mm de altura e 961 mm de largura, também proporciona praticidade de acesso.

Além disso, a manobrabilidade do Vito é excelente, graças à direção elétrica de série e o reduzido diâmetro de giro, que varia de 11,8 metros (van) a 12,9 metros (furgão).

Com PBT de 3.050 kg, os novos Mercedes-Benz chegam ao Brasil nos modelos Vito 111 CDI turbo diesel (furgão para transporte de cargas) e Vito Tourer 119 turbo flex (van de passageiros). Com isso, a marca amplia ainda mais a oferta de veículos comerciais leves no País, mercado já atendido com a linha Sprinter no segmento de large vans (3.500 a 5.000 kg de PBT).

Versão Confort flex de passageiros (Foto Márcio Martins)

Versões

Furgão Vito 111 CDI – equipado com motor turbo diesel, disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço do compartimento para transporte de mercadorias, que é revestido com piso naval e nas laterais, oferece conforto e praticidade para o motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.

Van Vito Tourer 119 – equipado com motor turbo flex, em duas versões:
• “Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.
• “Luxo 7+1” – Transporta com muito conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, para-choque na cor do veículo e rodas de liga leve.

Valores

Vito Furgão: 104.990,00
Vito Passageiro Confort: R$ 129.990,0
Vito Passageiro Luxo: R$ 139.990,00

(Fotos da galeria abaixo são de divulgação da Mercedes-Benz)

(Fotos divulgação Mercedes-Benz)
(Fotos divulgação Mercedes-Benz)
(Fotos divulgação Mercedes-Benz)
(Fotos divulgação Mercedes-Benz)
Nos siga no