Veículos

Suzuki Jimny nacional chega a rede de concessionárias de todo país

Além de reestilizado, agora ele é fabricado no Brasil

Márcio Martins | 04/03/2013 23:35
Foto - Márcio Martins
Foto - Márcio Martins

O valente jipinho compacto Jimny agora é o primeiro veículo produzido pela Suzuki fora do Japão, que passa a ser fabricado no Brasil a partir de agora.

O novo modelo foi apresentado no salão do automóvel de São Paulo em outubro do ano passado e já está disponível aqui em Campo Grande na concessionária Suzuki Vemais.

Ele chega em quatro configurações: 4All, 4Sport, 4Sun e 4Work, todas com tração 4x4 sob demanda e reduzida (marcha de força).


A principal diferença do modelo importado vendido até novembro do ano passado, está no visual, sua frente ficou mais volumosa, graças ao novo para-choque dianteiro, com bumper guard e também o scoop no capô. (entrada de ar).


Há ainda rodas de liga leve aro 15” com acabamento grafite. Seu interior mantem a simplicidade, mas houve mudanças no formato dos encostos de cabeça e os tecidos dos bancos e portas.


De série ele vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de som com CD/MP3, entrada auxiliar, USB e viva-voz Bluetooth.

Novos forros das portas e tecidos dos bancos.
O painel é simples, mas tem uma boa posição de dirigir.

 

Motorização


Já na parte mecânica, conta com o mesmo motor de 1.3 litro que gera 85 cv de potência e 11,2 kgfm, construído todo de alumínio e cabeçote com acionamento por corrente. O comando de válvulas é variável (VVT) e as correias auxiliares têm durabilidade de 150 mil quilômetros, além de velas de ignição especiais e tubulação de descarga de aço inox.


O carro pesa apenas 1.060 kg, e mede 3,65 metros de comprimento, 1,60 m de largura, 1,70 m de altura e 2,25 m de entre-eixos.


O pequeno Jimny possui um moderno e robusto sistema de tração 4x4 com reduzida e roda livre pneumática, com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico.


Um detalhe bacana é a possibilidade de alterar a tração do carro em movimento de 2WD para o 4WD, até uma velocidade de 100km/h, porém, para a reduzida 4WD-L somente com o carro parado, as teclas para o acionamento ficam no centro do console, que tem aviso luminoso no quadro de instrumentos.

Possui suspensão independente trilink com eixo rígido. Tem boa altura livre do solo.
Novos para-choques e faróis escurecidos

O 4x4 compacto da Suzuki cumpre o que promete e enfrenta qualquer terreno sem dificuldade. Ele é montado sobre chassi e tem suspensão independente trilink com eixo rígido, molas helicoidais e braços articulados, numa estrutura feita para jamais conhecer o asfalto.


O carro é pequeno, transporta até 4 pessoas, além de trechos off-road, é de fácil uso no trânsito congestionado das cidades. Seu público alvo vão de mulheres que querem um carro com uma posição alta de dirigir e fácil para manobrar, até aqueles que querem aventuras mais radicais nos finais de semana. Pelo preço, não tem outro SUV da sua categoria que entrega tantos recursos off-road.


O Inmetro classificou o Jimny na categoria A em consumo de combustível. Segundo informações da montadora o modelo faz cerca de 10 quilômetros com um litro de gasolina.

Suzuki Jimny tem uma ampla lista de cores disponível.

História

Desde 1970 o Jimny é produzido no Japão e já foram vendidas 2,5 milhões de unidades em 188 países. Já no Brasil, desde outubro de 2008 foram comercializadas 23 mil unidades e agora será fabricado em Catalão (GO), na fábrica da Mitsubishi, do Grupo Souza Ramos. A produção do Jimny nacional deve ficar em torno de 7 mil carros por ano, literalmente o dobro dos seus emplacamentos em comparação com 2012.

Nos siga no