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Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

O sistema de piloto automático rodoviário Highway Pilot utiliza sensores inteligentes e câmera estéreo

Márcio Martins | 14/05/2015 22:34
Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

O Freightliner Inspiration Truck com sistema de piloto automático Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA. Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado da rodovia expressa A14 próxima a Magdeburg, na Alemanha.

O Freightliner Inspiration Truck é agora o próximo marco de progresso rumo à produção em série do Highway Pilot. Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks transferiram o sistema para a marca americana Freightliner e o adequaram para uso nas rodovias dos EUA. Como resultado: o estado de Nevada certificou nada menos do que dois caminhões Freightliner Inspiration Truck para operações regulares em rodovias públicas.

Com o Freightliner Inspiration Truck, a Daimler Trucks, mais uma vez, obtém sucesso na implementação das mais recentes inovações em todas as suas unidades de negócios e marcas. Este caminhão autônomo toma por base o modelo de produção em série nos EUA, o Freightliner Cascadia, com o acréscimo do Highway Pilot. Esta tecnologia compreende um radar dianteiro, sensores inteligentes e uma câmera estéreo, mais os sistemas já testados e aprovados de assistência à condução, como o "Adaptive Cruise Control" (piloto automático adaptável), já disponível para modelos de linha do Freightliner Cascadia e do Mercedes-Benz Actros.

Para obter licença para as estradas públicas de Nevada, a tecnologia foi ainda mais aprimorada e a excelente interação dos componentes foi extensivamente testada. Na chamada "viagem maratona" do caminhão, o Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 10.000 milhas (mais de 16.000 km) em um circuito de teste de Papenburg, na Alemanha.

A despeito das tecnologias em comum, o Freightliner Inspiration Truck e o Mercedes-Benz Future Truck, bem como os veículos de linha de ambas as marcas, são conceitos de veículos independentes, que são especificamente adequados para seus mercados e suas respectivas demandas.
Como operar o Freightliner Inspiration Truck

Logo que o Freightliner Inspiration Truck chega com segurança à estrada, o motorista pode acionar o Highway Pilot. O motorista recebe um aviso visual no painel de instrumentos para ativar o sistema. Assim, o veículo muda para o modo autônomo e se adapta à velocidade do trânsito. O condutor recebe então, no painel, a mensagem "Highway Pilot ativado".

O Highway Pilot utiliza uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções "lane-keeping" (manutenção na faixa de rolagem) e "collision-prevention" (prevenção de colisões). Ele regula a velocidade, aplica os freios e dirige. Essa combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em uma ampla variedade de condições de condução – o caminhão automaticamente cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao veículo que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.

O sistema Highway Pilot não dá início às manobras de ultrapassagem de forma autônoma. Elas precisam ser executadas pelo motorista. O mesmo se aplica para sair da rodovia e mudar de pista. Através da interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre sua situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente e consegue sobrepujá-lo a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos cruciais do seu entorno, por exemplo, devido a obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para reassumir o comando. Além de um alerta visual no painel de instrumentos, há também um aviso sonoro subsequente.

A tecnologia do Freightliner Inspiration Truck

Uma unidade de radar centralizada no parachoque dianteiro do Freightliner Inspiration Truck monitora a estrada no curto e no longo alcance. O sensor de longo alcance cobre cerca de 820 pés (250 metros), com um ângulo de abertura de 18 graus e detecta os veículos em uma área longa e estreita. O sensor de curto alcance abrange cerca de 230 pés (70 metros), com um ângulo de abertura de 130 graus e detecta os veículos em uma área mais larga à frente do caminhão.

O radar dianteiro oferece a base para o sistema Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável) e o sistema Active Brake Assist (assitência ativa dos freios), já conhecidos desde o Mercedes-Benz Actros e a série Detroit Assurance™ dos sistemas de segurança no modelo de produção em série do Freightliner Cascadia Evolution.

A área à frente do caminhão também é monitorada por uma câmera estéreo montada acima do painel, no lado interno do parabrisa. Ela tem um alcance de cerca de 100 metros (328 pés) e os ângulos de abertura são de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. A câmera reconhece as marcações no chão e se comunica com a caixa de direção do Highway Pilot para manter o caminhão na pista de maneira autônoma.

O Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável) do Freightliner Inspiration Truck utiliza os mesmos hardware e software que as versões de série do Mercedes-Benz Actros e do Freightliner Cascadia Evolution. O sistema recebe os sinais de input dentro da mesma faixa de valores e compreende as mesmas funções e aspectos de segurança. O uso do sistema padrão garante que as manobras de aceleração e frenagem controladas pelo Highway Pilot sejam sempre dentro dos limites do veículo de produção. O sistema ativo de direção automática utiliza o mesmo hardware que os veículos de produção. Entretanto, o software foi modificado. Ele oferece as mesmas funções e características de segurança do veículo de linha.

A caixa de direção instalada no Freightliner Inspiration Truck já foi testada e aprovada nas estradas em caminhões Mercedes-Benz desde 2011. A câmera do sistema Lane Keeping Assist já completou mais de 50.000 milhas (80.000 quilômetros) de testes e foi usada em todos os projetos de Engenharia Avançada da Mercedes-Benz desde 2008. Os testes do radar dianteiro também começaram em 2008 e, desde então, foram concluídos com sucesso em mais de 2 milhões de milhas (3 milhões de quilômetros) na produção em série e em testes na Mercedes-Benz Cars e na Daimler Trucks.


A aparência externa moderna do Freightliner Inspiration Truck é dominada pelo design do capô do motor, que se sobrepõe à grade usual do radiador. O capô pode ser empurrado para frente e basculado para a abertura. Os revestimentos das portas são moldados de maneira a se harmonizar com perfeição às linhas da extremidade dianteira. Os painéis laterais foram redesenhados para formar uma unidade única com o capô e com os arcos das rodas, que também foram otimizados do ponto de vista aerodinâmico.

A iluminação externa do Freightliner Inspiration Truck é muito atrativa e totalmente nova: a placa da licença, os indicadores e a grade do radiador brilham em azul logo que o caminhão entra no modo autônomo. Na operação normal do veículo, brilham em branco. Os faróis incomuns dão continuidade à linguagem do design do capô.
Um aspecto especial do interior do caminhão são os seus bancos, que foram instalados especificamente para a viagem de estreia do Freightliner Inspiration Truck. Além disso, a iluminação interna em halogênio cria uma atmosfera agradável e acolhedora.

Depois do Cascadia Evolution Truck e do SuperTruck, o Inspiration Truck representa a terceira demonstração da maneira consistente pela qual a estratégia da tecnologia da Freightliner Trucks se desenvolveu nos EUA. Como fabricante global de veículos comerciais, a Daimler demonstra, mais uma vez, o quanto as tecnologias inteligentes podem ser desenvolvidas pelas marcas do Grupo dentro do menor prazo possível. A estratégia da plataforma mundial da Daimler Trucks, em especial, permite assim alcançar economias de escala.

Olhando os sistemas técnicos necessários para a condução autônoma no futuro e fazendo uma comparação com os componentes já em uso hoje nos automóveis e veículos comerciais de suas marcas, nota-se claramente que a Daimler – com a Mercedes-Benz, a Freightliner Trucks, a Detroit Diesel e a Fuso – ocupa posição de liderança.

Nenhuma outra empresa tem o poder combinado dos setores de veículos comerciais e automóveis nesse campo. Ao fazer isso, o Grupo garante abrangente know-how para desenvolver da maneira ideal os veículos autônomos para o trânsito nas estradas.

No segmento de veículos comerciais, o Highway Pilot é o único do mundo a apresentar a tecnologia de sensor e câmera que torna possível a operação do Freightliner Inspiration Truck, desde a aceleração inicial até a velocidade limite para caminhões. Assim, a Freightliner apresenta o produto mais inovador com o mais alto grau de automação para os EUA.

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