Veículos

Nissan apresenta carro conceito que não suja

Tinta ainda passa por testes, mas promete deixar o carro sempre limpo

Márcio Martins | 28/04/2014 22:30
Fotos Divulgação.
Fotos Divulgação.

A Nissan apresentou uma ótima novidade aos motoristas, a marca esta desenvolvendo uma tinta que utiliza tecnologia batizada de Ultra-Ever Dry, que pretende acabar com a necessidade da lavagem do carro, utilizando a nanotecnologia na pintura, que repele a sujeita, lama e até chuva.

Os testes iniciais da Nissan com esta tecnologia serão realizados num modelo Note. Eles pretentem submetê-lo a “condições variadas” de uso.

Na prática qualquer superfície ou material pintado com essa tinta torna-se hidrofóbico e oleofóbico, ou seja, repele líquidos à base de água e óleo. “Com a criação dessa camada protetora, o efeito é de total blindagem contra a sujeita”, explica a marca sobre a tinta que ainda está em processos de testes, para saber se seria necessária a sua reaplicação depois de determinado período de tempo.

Com objetivo de tornar a tecnologia disponível para os veículos de produção em breve, a Nissan estuda implementar a pintura autolimpante como opcional. Ainda em fase de testes, o “opcional” não possui valor e nem previsão de lançamento. Mas o fato é que os donos não precisarão lavar seus veículos com tanta frequência e alguns lava rápidos podem passar por apuros futuramente.

Nos siga no