Veículos

Mercado de veículos usados deve crescer no Brasil

Dekra acredita que tendência global será acompanhada pelo mercado interno

Márcio Martins | 07/03/2014 23:04
Foto divulgação.
Foto divulgação.

O mercado de veículos usados deve ganhar força no Brasil nos próximos anos. Para a multinacional alemã Dekra, a desaceleração da economia, a dificuldade de acesso ao crédito e a retomada gradual da alíquota do IPI estão entre os fatores que impulsionarão este movimento. A empresa aponta que, em 2013, enquanto as vendas de veículos leves zero quilômetros diminuíram 1,6%, as de usados aceleraram 4,7%. Cerca de 70% do total negociado, tinha ainda mais de cinco anos de uso.

Dados da Fenabrave confirmam o aquecimento do mercado de usados após anos de crescimento robusto da demanda por novos. Em janeiro deste ano, para cada carro zero emplacado, foram vendidos 2,7 usados. O número mostra crescimento sobre igual período de 2013, quando a relação era de 2,5 usados para cada novo. Em janeiro de 2012, a proporção era de apenas 2 usados para cada novo.

A Dekra aponta que o fortalecimento do mercado de seminovos é verificado globalmente. Nos principais mercados europeus - Alemanha, Bélgica, Itália, França, Portugal, Espanha e Reino Unido - houve alta de 3% nas vendas do segmento entre 2008 e 2012.Enquanto isso, o licenciamento de carros novos diminuiu 15%.

Diante deste movimento, a Dekra enfatiza a necessidade de as concessionárias profissionalizarem a gestão do negócio de veículos usados. Segundo a empresa, ao fortalecer a atuação no segmento as distribuidoras atendem a demanda atual e ficam prontas para aproveitar oportunidades no futuro.

Nos siga no