Veículos

MAN Latin America apresenta linha 2016 dos caminhões Volkswagen e MAN

Márcio Martins | 29/09/2015 18:21
Fotos divulgação MAN
Fotos divulgação MAN

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos cavalos mecânicos MAN, apresenta à imprensa latino-americana especializada em Transportes as novidades da sua linha 2016 de veículos comerciais. 

A marca também aproveitou o evento para comemorar a marca de 180 mil caminhões Constellation vendidos, e anunciou a chegada da série Prime. O líder de vendas no segmento rodoviário VW 24.280 e o cavalo mecânico VW 25.420 chegam ao mercado brasileiro com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissões automatizadas e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade e acabamento mundialmente conhecidas da marca Volkswagen.

A empresa com a maior linha de veículos automatizados do país — que oferece as vantagens operacionais da transmissão V-Tronic em 14 produtos Volkswagen e TipMatic em três modelos MAN — ainda conta com seis modelos automáticos entre seus caminhões feitos sob medida. Falando em customização, os vocacionais Carro-Forte, Canavieiro, Compactor, Constructor e Distributor unem a robustez e torque dos motores MAN D08 ao minucioso atendimento de cada exigência do cliente. E fazendo as contas, os lançamentos 6X2 dos modelos Constellation VW 23.230 e VW 24.330 V-Tronic e 8X2 dos VW 25.420 e VW 30.330 V-Tronic e modelos MAN TGX 28.440 focam no melhor custo por tonelada transportada.

Criadora do VW 18.310 Titan Tractor, que revolucionou o mercado de entrada dos cavalos mecânicos com o slogan “Menos você não quer, mais você não precisa”, a MAN Latin America volta a surpreender com a chegada dos VW 19.330 Titan, a solução ideal entre capacidade de carga, reconhecida robustez e com ótima relação custo-benefício, e o novo VW 19.360, como referência de produtividade em sua categoria de cavalos 4x2. Equipado com terceiro eixo na versão VW 25.360, conta com a renomada cabine Constellation e o motor Cummins ISL de 360 cv, que são os principais ingredientes dessa nova receita de sucesso.

Os segmentos de 17 e de 24 toneladas recebem os VW Constellation 17.230 e 23.230, na sua opção com terceiro eixo, com foco nas entregas urbanas e serviços rodoviários de curtas distâncias até 300 quilômetros por dia. A família Delivery ganha o reforço do VW 13.160 (substituindo, com nova nomenclatura, o 10.160 Plus 6x2), com 13.200 quilos de peso bruto total (PBT), terceiro eixo de fábrica e atendendo tanto à flexibilidade exigida pelos transportadores quanto a legislação para veículos urbanos de carga — VUC em São Paulo (SP).

Delivery 5.150 como Food Truck

Muito popular no mercado gastronômico, a aplicação como Food Truck é uma das possibilidades do Delivery 5.150, com inúmeras vantagens. O modelo oferece a maior plataforma para equipamento gourmet da categoria, com 4.200 mm, e ainda garante independência e segurança a seu proprietário, pois com essa configuração não opera em sobrecarga, podendo viajar e dispondo de maior robustez.

O Delivery 5.150 tem peso bruto total de 5,5 toneladas e vem equipado com motor Cummins ISF de 3,8 litros e 150 cv. Essa configuração propicia excelente retomada mesmo em baixas rotações, reduzindo em até 30% o número de trocas de marchas.

Premiado como campeão geral do “Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2015”, uma iniciativa da Agência Autoinforme, em parceria com a Editora Frota e a Texto Final de Comunicação Integrada, este Delivery é indicado para o transporte urbano, trazendo melhor visibilidade em saídas de aclives ou curvas, maior rapidez na tomada de decisão pelo motorista e menor tempo de deslocamento de cliente a cliente, proporcionando mais produtividade e custos operacionais inferiores.

Delivery 13.160
Ainda na linha dos leves, o Delivery 13.160 substitui a versão 10.160 Plus 6x2, mantendo sua configuração com motor Cummins ISF e terceiro eixo de fábrica. O modelo tem PBT de 13,2 toneladas, o maior do mercado para sua categoria, e entre-eixo de 2.850, garantindo a flexibilidade necessária para atender à legislação de Veículos Urbanos de Carga (VUC) e atuar em diversas aplicações.
Esse caminhão leve está disponível com a caixa de transmissão ZF 6S 1000 T0 de 6 velocidades, a mesma dos ônibus urbanos Volkswagen de 17 toneladas, o que aumenta a sua robustez e durabilidade para operação urbana. O acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço de trocas e ruído interno, com mais facilidade e comodidade ao motorista que transita no ciclo urbano e rodoviário.
Entre as aplicações, destacam-se o transporte de bebidas, plataformas de auto-socorro, tanque de combustível, gás, entre outros que necessitem circular nas grandes cidades, com uma maior carga útil.

Constellation 24.330 6x2 V-Tronic e Constellation 30.330 8x2 V-Tronic

De olho nas demandas de seus clientes por melhor consumo e mais conforto nas estradas e que exigem maior velocidade média, a MAN Latin America disponibiliza agora a transmissão automatizada V-Tronic para seu Constellation 24.330. Outra novidade é o modelo Constellation 30.330 8x2 V-Tronic, com um ganho de 6.000 kg em seu PBT, que passa a 29.000 kg. Mais uma vantagem com relação ao mercado, o segundo eixo direcional é de fábrica, com todas as garantias da montadora.

Para a configuração V-Tronic, a transmissão é a ZF 12 AS 1420, de doze velocidades. O veículo está equipado com motor Cummins ISL de 330 cv, com torque de 1.450 Nm, assegurando performance e alta velocidade média operacional, com produtividade diferenciada e menor custo operacional. Indicado para aplicações rodoviárias e de distribuição, o modelo pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider.

 

Constellation 19.330 Titan

O Titan está de volta e com o mesmo conceito que revolucionou o mercado e o consagrou: “Menos você não quer, mais você não precisa”. O Constellation 19.330 Titan chega com uma configuração sob medida para quem quer um caminhão com baixo custo, sem abrir mão de desempenho, tecnologia, qualidade e robustez. Já líder no segmento de cavalos 4x2 com até 350 cv, o veículo vem para aumentar ainda mais a competitividade dos caminhões Volkswagen com configuração enxuta.

Com PBT de 16 toneladas, o modelo mantém seu trem de força, com motor Cummins ISL de 330 cv e 1.450 Nm, o maior torque de sua categoria. Equipado com transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, essa combinação proporciona ainda a maior capacidade de manutenção da velocidade cruzeiro entre seus concorrentes diretos, assim como velocidade média superior com menor consumo de combustível. O reflexo dessa configuração se vê na produtividade desse Titan.
O modelo conta com a transmissão V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 marchas, como opcional. Para elevar sua autonomia e disponibilidade na estrada, o veículo conta ainda com dois tanques de combustível de 275 litros cada, totalizando 550 litros. O Constellation 19.330 Titan é extremamente versátil. Entre suas principais aplicações, estão como basculante, carga seca, container, furgão, frigorífico, graneleiro, plataforma carrega tudo, sider, tanque e transporte de carga viva e de veículos.

Abaixo algumas fotos do evento (Fotos Márcio Martins)

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