Veículos

Hyundai apresenta o Santa Fé renovado

O modelo chega na linha 2016 com preços que partem de R$ 164.900

Márcio Martins | 15/03/2016 11:15
Divulgação CAOA Hyundai
Divulgação CAOA Hyundai

A Hyundai apresentou nesta segunda-feira (14) no mercado nacional o novo SUV Santa Fé, o modelo chega disponível nas versões cinco e sete lugares, e ganhou atualizações em seu design, que a marca chama de  "Escultura Fluida", inspirada nas formas harmoniosas da natureza e que reflete uma noção de continuidade e movimento em seus traços.

As mudanças foram sutis, basicamente, a grade tem filetes mais finos, o para-choque teve o formato ligeiramente alterado, com novas molduras para os faróis de neblina.

Na parte traseira recebeu nova disposição e fita LED, o para-choque traseiro também foi redesenhado. Por fim, as duplas ponteiras de escapamento deixaram de ser arredondadas e passam a ter linhas retas e assimétricas.

 

Mecânica

O Novo Santa fé vem equipado com o motor 3.3 MPI, V6, D-CVVT que entrega gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Segundo a marca oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização de uma bomba de óleo variável e é dotado do sistema de admissão variável (VIS - Variable Intake System) que altera a abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação do motor e as condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em todas as áreas.

A transmissão é automática de seis marchas com opção de controle manual. Segundo a marca o óleo da transmissão não precisa ser trocado.

O Santa Fé vem equipado com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe têm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma possível capotagem, o módulo de controle dispara os airbags de cortina laterais e aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os passageiros contra ferimentos sérios.

O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo. Além disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de três pontos para todos os passageiros.

Além disso o modelo também conta com o inteligente sistema de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.

Dimensões

O Santa Fe, cinco e sete lugares, tem distância entre eixos de 2,70 metros, com comprimento total de 4,69 metros, 1,68 metro de altura e largura de 1,88 metro. A grande distância entre eixos dos dois modelos proporciona a eficiência de um utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante.

A linha 2016 do Hyundai Santa Fe chega às concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 164,9 mil na versão de 5 lugares, enquanto o modelo para 7 passageiros sai a R$ 214.883 reais.

Nos siga no