Veículos

Ford inicia as vendas do New Fiesta brasileiro

O compacto premium já esta disponível nas concessionárias.

Márcio Martins | 06/05/2013 22:03
Fotos: Divulgação Ford do Brasil.
Fotos: Divulgação Ford do Brasil.

A Ford inicia as vendas do New Fiesta hatch, que deixa de ser importado e passa a ser fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista, antes tinha como origem o México, a versão sedã do modelo ainda continua sendo importada.


Segundo a marca, foram investidos R$ 800 milhões na fábrica, o que incluiu a instalação do setor de pintura automatizado, prensas de alta velocidade e novas máquinas robotizadas, aumentando a qualidade e o volume de produção, teve sua área de carroceria ampliada, a montagem final ganhou um novo sistema de transportadores aéreos. O controle de qualidade também foi reforçado com sistema à prova de erros, que avisa se alguma etapa for realizada fora do padrão. Tudo isso para garantir o padrão Ford de qualidade.

Em nossa opinião o novo visual caiu bem ao modelo, deixando mais moderno e bonito. O modelo ficou alinhado ao design Kinetic 2.0 (baseado no Fusion atual); a enorme grade trapezoidal que domina a dianteira é a assinatura visual do estilo. O capô ganhou dois vincos longitudinais e as luzes de neblina, mas deixou de vir com o filete diurno de LED, que tinha na versão mexicana. Na parte da traseira as mudanças foram mais sutis.

Comparado à versão importada, o New Fiesta fica mais em conta, na versão S 1.5 custa a partir de R$ 38.990 e vem com duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection, entre outros itens.

No quesito segurança o New Fiesta vem com a carroceria composta por carbono e aços ultra reforçados, o que garante maior proteção para motorista e passageiros. Nas versões superiores, vem equipado com 7 Air bags - 2 frontais, 2 laterais, 1 de joelho e 2 de cortina, uma novidade na categoria de compactos premium.

Para finalizar, freios ABS com EBD e Advance Trac®, que possuem Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração (ESC e TCS) e Assistente de Partida em Rampa (HLA), além de acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca. O carro foi o único da sua categoria a receber 4 estrelas no Latin NCAP.

 

Tecnologia e entretenimento

Outro destaque é o Sync Media System, desenvolvido em parceria com a Microsoft e desenhado para permitir uma interação intuitiva com o veículo. Na prática, isso significa que você pode usar o comando de voz em português para ativar algumas das funções do rádio. Você ordena, o New Fiesta obedece.

E tem mais: dá para fazer ligações sem tirar as mãos do volante, ouvir mensagens de texto e escutar as músicas do seu celular. Ele possui controle de áudio no volante, tela de 3,5”, entrada auxiliar, USB para mp3 players, iPod, conexão bluetooth e leitor de CD MP3.

ANDA BEM E GASTA POUCO

A aposta da Ford não foi só na estética, o carro tem bom conteúdo e preço competitivo, além disso, vem com novos motores que prometem aliar bom desempenho e baixo consumo.

O compacto da Ford vem equipado com duas opções de motores: 1.5 16V Sigma de 111 cv com etanol (107 cv a gasolina), e 1.6 16V Sigma com duplo comando variável de válvulas, chegando aos 130 cv com etanol (125 cv com gasolina).

Segundo a montadora, o novo modelo 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com etanol e chega à velocidade máxima de 190 km/h.

Quanto ao consumo o carro recebe nota A na classificação do Inmetro/Conpet, por alcançar 7,9 km/l com álcool e 11,4 km/h com gasolina no uso urbano, e 9,9 km/h e 13,9 km/l (álcool/gasolina) na estrada. O motor ainda traz o sistema de partida a frio, o Ford Easy-Start, que evita o uso do reservatório de combustível e garante melhor eficiência, fazendo o aquecimento do combustível antes da partida.


Acoplado ao motor o carro vem equipado com o câmbio PowerShift (opcional) de 6 velocidades com dupla embreagem, sendo o único da categoria a vir equipado com esse tipo de transmissão, que oferece trocas suáveis sem trancos e sem perder torque do motor. Tem ainda a opção de trocas manuais através de um botão na alavanca.

Para tentar conquistar o consumidor, a Ford promete revisões com preços fixos. Como principais rivais, o New Fiesta vai encarar Fiat Punto, Peugeot 208, Citroën C3, as versões superiores de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

FICHA TECNICA:

Ford Fiesta SE 1.5

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, comando duplo, flex;
Potência: 107 cv a 6.500 rpm/ 111 cv a 5.500 rpm;
Torque: 14,8/15,0 kgfm a 4.250 rpm;
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;
Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS;
Peso: 1.108 kg; Capacidades: porta-malas 281 litros, tanque 51,6 litros;
Dimensões: comprimento 3.969 mm, largura 1.787 mm, altura 1,464 mm, entreeixos 2,489 mm

Ford Fiesta Titanium 1.6 Powershift
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, comando duplo variável (admissão e escape), flex;
Potência: 125/130 cv a 6.500 rpm;
Torque: 15,4 kgfm a 4.250 rpm/ 16,0 kgfm a 5.000 rpm;
Transmissão: câmbio automatizado de seis marchas, dupla embreagem, tração dianteira; Peso: 1.153 kg;

 

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