Veículos

Ford Caminhões lança novos modelos e inédita transmissão automatizada

A marca aproveitou o evento para apresentar seis novos caminhões

Márcio Martins - De Farroupilha (RS) | 03/03/2016 14:02
Caminhões Ford utilizados para o teste da imprensa, todos com câmbio automatizado. (Foto Márcio Martins)
Caminhões Ford utilizados para o teste da imprensa, todos com câmbio automatizado. (Foto Márcio Martins)

Nesta quarta-feira 02, a Ford Caminhões lançou a nova linha Cargo TorqShift, os modelos foram apresentados durante um evento em Caxias do Sul – RS, com direito a teste drive na pista de testes da Randon em Farroupilha no mesmo estado.

Ao todo foram seis novos modelos, e a principal novidade ficou por conta da inédita transmissão automatizada de 10 e 16 marchas, incluindo a opção de trocas manuais e os modos Economia e Performance.

Com este lançamento, a Ford pretende avançar ainda mais no mercado brasileiro onde foi a marca de caminhões que mais cresceu no ano passado.

Foto divulgação Ford.
Foto do interior, com bastante espaço e para o conforto tem suspensão a ar.

 

Outro trunfo da montadora é suspensão pneumática “full air”, essencial para o transporte de produtos frágeis, melhorando também o conforto para o motorista e a dirigibilidade, além disso foram apresentados a nova cabine leito com uma cama na parte traseira, segundo a Ford é uma das maiores camas do mercado.

No total a linha 2017 da Ford cresce de 26 para 34 modelos. Foram incluídos no portfólio o Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 KolectorTorqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift.

O Cargo 1723 Torqshift é um modelo médio com peso bruto total de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, com motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. Na versão Cargo 1723 Kolector Torqshift, chega praticamente pronto para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas e peso bruto total de 23.000 kg com terceiro eixo instalado.

O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O Cargo 2429 Torqshift, um dos destaques da linha, tem transmissão de 10 marchas, tração 6x2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Ele chega no mercado em março, com dois anos de garantia e o preço de referência mais competitivo da categoria, de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito.

Foto Márcio Martins
Novo Cambio TorqShift usado nos caminhões Ford, custo adicional de R$ 10 mil reais. (Foto Márcio Martins)

O Cargo 1729T Torqshift é um cavalo-mecânico com cabine leito, transmissão de 10 velocidades e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. O Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar é um cavalo-mecânico com transmissão de 16 marchas e capacidade máxima de tração de 45.150 kg.

“Os novos modelos Cargo 2017 representam uma grande inovação de engenharia com a transmissão automatizada mais avançada do segmento", afirma João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões da Ford. “É um lançamento importante que virá acompanhado de outros modelos para a Ford continuar crescendo no mercado com soluções focadas na rentabilidade do frotista.”

Os caminhões Ford são produzidos em São Bernardo do Campo, SP, e hoje é a única marca no País a contar com um campo de provas para o desenvolvimento de caminhões, localizado em Tatuí, no interior paulista. Atualmente conta com uma rede de 120 concessionários e 60 anos fabricando no Brasil, com um total de 1 milhão de unidades vendidas.

Seis caminhões foram disponibilizados para testes aos jornalistas (Fotos Márcio Martins)
Nosso editor Márcio Martins ao volante do Cargo TorqShift, o teste foi feito em pista fechada na cidade de Farroupilha - RS
Interior cabine leito

 

Ao Volante

Em uma área de 87 hectares, fomos até a campo de provas do grupo Randon que tem 15 km de extensão, com trechos de curvas, subidas e descidas, para testar todos os recursos que os novos modelos com a caixa automatizada proporcionam, além disso o assistente de partidas em rampas e de descidas, entre outros.

Desenvolvida pela Eaton em parceria com a Ford e a Cummins, a nova transmissão funcionamento contínuo e suave, sem solavancos. O piloto automático inteligente mantém a velocidade constante em subidas e descidas e a assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em rampas com inclinação superior a 3%.

Outro recurso interessante é a função “Low” para descidas (que testamos no trajeto), indicador de marcha no painel e dois modos de direção: Performance e Economia. 

Para não superaquecer o sistema recebeu disco com revestimento sinterizado de cerâmica que aumenta em quatro vezes a vida útil da embreagem.

Ford Cargo 1933
Ford 1723 Kolector (indicado para coleta de lixo)

 

 

 

 

 

 

 

 

Os principais objetivos de engenharia no seu desenvolvimento foram oferecer o menor consumo de combustível, conforto e dirigibilidade para o motorista e manutenção econômica. “Como base para desenvolver a linha Cargo Torqshift usamos a transmissão manual da Eaton, que tem um desempenho comprovado e robusto, e adicionamos a ela a automatização. Por isso ambas têm custo de reparo similar, compartilhando o mesmo conjunto mecânico”, destaca João Filho, chefe de Engenharia da Ford Caminhões.

Recursos inteligentes

A transmissão automatizada do Ford Cargo Torqshift é equipada com um atuador elétrico que faz a função do pedal da embreagem, abrindo e fechando quando necessário, e dois motores de corrente contínua para o acionamento da alavanca de engate. Uma unidade de controle eletrônico faz a interface com o módulo do veículo.

Na função D (dirigir), ela seleciona a marcha de arranque adequada e faz uma troca otimizada. Na função M (manual), permite assumir o controle e selecionar as marchas pelo botão na manopla em situações como rodagem fora de estrada ou subidas íngremes.

Na função L (“Low”), exclusiva da Ford, as marchas são reduzidas gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo. Além de segurar o veículo em declives, também é útil em situações como o acoplamento de colheitadeira, em manobra de ré. Já na função Kickdown o motorista controla o regime de trocas pelo pedal do acelerador. Pisando a até 90% do curso ele funciona no Modo Economia, com trocas a 1.800 rpm. Com o pedal a 100%, as trocas ocorrem a 2.300 rpm, aumentando a aceleração.

Ford Cargo 1933
Ford Cargo 2429
Ford Cargo 2429
Ford Cargo 2429
Ford Cargo 1723
Ford 1723 Kolector Painel Central
Antonio Baltar, gerente de vendas da Ford Caminhões (Foto: Márcio Martins)
João Filho, engenheiro da Ford (Foto Márcio Martins)
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