Veículos

Fiat Toro 2022 chega com novidades no visual, e agora com motor turbo flex

A picape também ganhou mais tecnologia e interior renovado

Márcio Martins | 01/05/2021 11:57
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Fiat apresentou a Toro 2022 reestilizada, o modelo chega com visual interior renovados, além disso novos equipamentos de conectividade e segurança. Porém uma das principais novidades fica por conta do moderno motor 1.3 turbo flex que entrega até 185 cavalos de potência. O anterior 1.8 de 139cv continuará sendo oferecido apenas para a versão de entrada, sempre com câmbio automática. 

Na motorização diesel nada muda, segue com o 2.0 turbo com 170 cv, acoplado a transmissão automática de nove marchas e tração integral. Os preços são os mesmos da linha anterior: vão de R$ 114.590 a 187.490.

Outro grande destaque é a conectividade, o modelo vem bem equipado, e passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota o motorista passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wi-Fi dedicado. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil. 


Além disso a picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. 

Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.


O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração. Porém o volante teve mudanças mais discretas.


A exemplo da Nova Strada, o Logo Script da Fiat estampa o centro do volante e a Fiat Flag ilustra o revestimento em couro da coifa do câmbio. A cabine também recebeu um novo comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia.


No visual externo, a picape ganha novo capô com fortes vincos e a grande logomarca, além de nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques.

A lateral com linha de cintura ficou mais elevada e as caixas de roda mais largas. Na parte traseira não teve mudanças.

Versão Ultra

Outra mudança de destaque fica para a maior oferta de porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão; já à frente da alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução.


Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4x4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.


Novo Motor Turbo Flex

O lançamento mais esperado e uma das principais novidades Nova Fiat Toro encontra-se debaixo do capô: a picape estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil.  

O inédito propulsor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 27,5 kgfm a incríveis 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.    


O motor é produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), o motor Turbo 270 da Nova Toro é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. Além disso, ele oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm.

O motor Turbo 270 é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores de excelente performance. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

Equipados com um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada unitária, o propulsor utiliza injeção direta de combustível. 



Junto ao novo motor Turbo 270, a Nova Fiat Toro conta com diversos sistemas de tecnologia como:

·        Novo E-Locker com TC+

Função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4x2.

·        Novo sistema ESC Off (4x4 Low)

Nesta atualização, o 4x4 Low está ainda mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.

·        ABS Off Road 

Permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.

Opções de powertrain

Para atender a todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer dos consumidores, além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4x4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.



A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4x2.

Suspensão sofisticada

Solução inteligente e funcional entre as picapes, a dianteira traz o consagrado sistema McPherson e a traseira é uma sofisticada Multilink. 

A Nova Fiat Toro é construída sobre a plataforma global Small-Wide. Modular e flexível, ela forma uma reforçada estrutura monobloco, utilizando mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas e aos aços nobres utilizados.

 


Confira os destaques de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços: 

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590

- Cluster Full Digital de 7’’

- TC+ (Electronic Locker)

- Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)

- Airbags laterais e de cortina

- USB frontal (tipos A e C)

- USB traseiro

- Central multimídia de 7”

- Dois tweeters

- Espelhos externos com tilt down

- Comandos de áudio no volante

- Ar-condicionado

- Direção elétrica

- Vidros elétricos

- Travamento elétrico

- Alarme

- Desembaçador traseiro

- Banco do motorista ajustável

- Isofix

- Piloto automático

- DRL (luz diurna) de LED

- Sensor de estacionamento traseiro

- Porta escada

- Repetidor lateral

- Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder

- Revestimento de caçamba

- Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)

- Luz de iluminação da caçamba

- Lâmpadas traseiras de LED

 

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590

 

Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:

 

- Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)

 

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 152.990

 

- Motor turbo diesel de 170 cv

- ESC OFF (4x4 low)

- Transmissão de 9 marchas

- Tração 4x4 com seletor

- Controle eletrônico de descida

- Protetor de cárter


FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890


 Acrescenta em relação à Endurance:

 

- Central multimídia de 8,4”

- Paddle shifters

- Câmera de ré

- Volante em couro

- Ar-condicionado digital dual zone 

- Para-sol com iluminação

- Apoio de braço frontal

- Tapete

- Faróis full LED

- Roda de liga leve de 17”

- Barras longitudinais no teto

- Farol de neblina

- Capota marítima

- Maçanetas e espelhos na cor do veículo

 

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 164.390

 

- Motor turbo diesel de 170 cv

- ESC OFF (4x4 low)

- Transmissão de 9 marchas

- Tração 4x4 com seletor

- Controle eletrônico de descida

- Protetor de cárter


 

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990

Acrescenta em relação à Freedom:

 

- Sensor de estacionamento frontal

- TBM +NAV (conectividade)

- Wireless changer

- Airbag de joelhos

- Roda de liga leve de 18”

- Bancos em couro

- Sensores de chuva e crepuscular

- Retrovisor interno eletrocrômico 

- Espelhos externos com tilt down e luz de poça

- Apoia-braço traseiro

- Porta-objeto no banco do passageiro

- Keyless Enter-N’Go

- Assentos com ajuste elétrico 

- Maçaneta e moldura da porta cromada

 

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 177.690

 

- Motor turbo diesel de 170 cv

- ESC OFF (4x4 low)

- Transmissão de 9 marchas

- Tração 4x4 com seletor

- Controle eletrônico de descida

- Protetor de cárter

 

RANCH TURBO DIESEL AT9 4x4– R$ 185.490

 

- Central multimídia com tela de 10,1”

- Grade frontal diferenciada

- ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)

- Espelhos externos cromados

- Moldura lateral da caixa de roda específica

- Barra de proteção para o vidro traseiro

- Barra de proteção cromada

- Santantonio cromado

- Estribo cromado

- Para-barro

- Assentos de couro acabamento específico (marrom)

- Badge externo nas portas da frente

- Badge interno

- Acabamentos interiores escurecidos

- Acabamentos exteriores escurecidos

- Cor e acabamento do painel (marrom)

- Cluster específico (Welcome Movement)

- Tapetes de carpete com bordados

 

 ULTRA TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 187.490

 

- Central multimídia de 10,1”

- Grade frontal diferenciada

- ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)

- Dynamic bed cover (capota rígida)

- Cargo bag

- Moldura lateral da caixa de roda específica

- Nova bitola 10 mm maior

- Santantonio integrado

- Estribo preto

- Para-barro

- Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca 

- Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)

- Badge externo (portas dianteiras)

- Badge interno

- Acabamentos interiores escurecido

- Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat

- Maçaneta da porta na cor externa

- Cor e acabamento do painel (vermelho)

- Bordado nas costas nos bancos dianteiros

- Cluster específico (Welcome movement)

 

Nos siga no