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Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

O modelo chega com inovações no design e tecnologias inéditas de segurança e conveniência

Márcio Martins | 30/06/2015 15:02
Fotos divulgação
Fotos divulgação

Líder de vendas na sua categoria com certa folga, o Ford Focus na geração atual chegou ao mercado em setembro de 2013 e agora o modelo ganhou uma nova reformulação, recebeu visual mais moderno e novos equipamentos de segurança e tecnologia.

Para compensar uma atualização tão rápida, a Ford criou uma espécie de compensação para quem tem o modelo atual e deseja trocar pelo novo, resumindo, a marca esta dando um desconto especial válida para os três primeiros meses após o lançamento, a ação garante um desconto de 15% para quem trocar um Focus ano e modelo 2014/2015 por um zero quilômetro. Isso significa que a nova versão de entrada, a SE, que custa R$69.900, pode sair até por R$59.415 com o desconto.

 

A Focus 2016 que será vendido no Brasil, seguirá o mesmo design do modelo vendido no mercado internacional. Entre as novidades estão as novas configuração das versões, a versão S de entrada não será mais comercializada, no lugar entra a SE. Além disso, o Focus equipado com o motor 1.6 flex deixa de ser oferecido com a transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem, que passa a ser exclusividade do motor 2.0 Direct flex. Na prática, a Ford elevou o padrão do Focus e eliminou a versão mais simples para evitar o choque com a versão topo do New Fiesta, que poderia perder vendas por ter preço muito próximo do modelo maior.

Segundo a montadora o modelo não terá aumento permanecendo com o mesmo valor da geração anterior, a partir de agora o Focus tem preços que partem de R$ 69.900, por esse valor, o modelo de entrada SE 1.6 já vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey, entre outros itens.

Por uma diferença de R$ 2.000, o consumidor pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Esse mesmo pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT.

A versão Titanium 2.0 AT vem equipado com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT vem com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, é comercializado por R$ 95.900.

“O Focus é um carro para quem gosta de carro, com um conjunto de inovações que vão desde o design até a criação de versões completas”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “Como ele é um dos veículos de maior lealdade dos clientes, preparamos uma estratégia de comercialização que vai desde uma pré-venda exclusiva com descontos para proprietários dos modelos atuais 2013/2014 até os preços mais atrativos do segmento."

Tecnologias inéditas

O equipamento chamado assistente de frenagem autônomo, funciona com um sensor que monitora o trânsito à frente e é capaz de atuar em velocidades de até 50 km/h. 

Em velocidades de até 20 km/h, o assistente de frenagem autônomo é capaz de evitar totalmente as colisões. Em velocidades maiores, de até 50 km/h, pode evitar ou reduzir sensivelmente a severidade do impacto. O equipamento é útil em situações comuns nas cidades, como trânsito pesado, mudanças bruscas de faixa, obras na pista, má visibilidade e principalmente nas horas de rush, em que a velocidade do tráfego raramente excede esse limite.

O sistema conta com um sensor óptico de proximidade instalado no para-brisa, chamado LIDAR - sensor de detecção de distância por reflexão de luz. Como um radar, ele mede a distância do objeto à frente pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido. Para tanto, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.

Se o sensor percebe que o motorista está se aproximando do veículo da frente muito rápido e a distância entre ambos se reduz drasticamente, sem que o motorista tome nenhuma ação, aciona os freios automaticamente. Quando isso acontece, uma mensagem no painel informa que ele entrou em operação. O motorista tem a opção de desativar o sistema, se achar necessário.

"É um sistema inteligente, que ajuda o motorista a dirigir de forma mais segura e a reagir a situações inesperadas no trânsito", explica Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford. "O Novo Focus é o primeiro carro da Ford a oferecer esse equipamento no Brasil, com o conteúdo mais avançado de tecnologia e o melhor custo-benefício da categoria."

Veja no final da matéria um vídeo onde mostra o princípio do seu funcionamento.

 

A dirigibilidade, reconhecida como uma das principais qualidades do Focus, foi acentuada através do refinamento mecânico, com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão. Somam-se a esses elementos o casamento ideal com os dois avançados motores de última geração que permanecem na linha: o 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível com o sistema de acionamento "paddle shift”.

Dirigibilidade e eficiência

O aprimoramento aerodinâmico e do sistema elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência energética do Novo Focus. O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível.

O isolamento acústico também recebeu uma atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.
No quesito segurança o Ford Focus é recebeu classificação máxima de 5 estrelas do Latin NCAP.

Veja como funciona o sistema de frenagem autônomo.

 

 

 

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