Veículos

Concessionária apresenta o Honda HR-V aos sul-mato-grossenses

O evento ocorreu simultaneamente em todo o Brasil

Márcio Martins | 23/03/2015 11:03
Fotos divulgação
Fotos divulgação

Após ser apresentado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo no final do ano passado, o SUV compacto HR-V já começa a ser vendido em toda rede de concessionárias da Honda no país. O modelo foi lançado durante um coquetel na sexta-feira (20), na sede da própria concessionária, simultaneamente em Campo Grande e Dourados, na cidade de Três Lagoas será no próximo dia 25.

O HR-V tem fabricação nacional na fábrica Sumaré/SP, a marca ainda vai inaugurar a sua segunda fábrica em Itirapina/SP que deve ficar pronta no final do ano.

No visual o HR-V lembra muito o irmão maior CR-V, mas tecnicamente ele está mais próximo de outros modelos da marca. O carro utiliza a mesma plataforma dos novos Fit e City, já na parte mecânica o motor é o mesmo que equipa o Civic — o 1.8 litro de 16 válvulas flex que gera 139/140 cavalos de potência e 17,4/17,3 kgfm de torque, com etanol/gasolina (ao contrário do que é comum acontecer, no caso do HR-V a maior potência é obtida com gasolina).

Concebido para ser um SUV que exceda as novas demandas dos consumidores, o novo Honda HR-V reúne de forma inédita as qualidades de carros de diversos segmentos. Seu design apresenta de forma única as linhas características de um coupé esportivo combinadas à força e postura robusta de um SUV e ao espaço interno e funcionalidade de uma minivan. Com alto nível de sofisticação e tecnologia, que o posicionam em categoria superior, o modelo chega ao mercado nacional com preços que partem de R$ 69.900, nas versões LX (manual e CVT), EX e EXL (CVT).

Em seu interior, o espaço, o conforto, o requinte e a praticidade são pontos fortes. A primeira característica que impressiona ao entrar no veículo é o design esportivo da cabine, com console central elevado e painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, transmitindo a sensação de um cockpit. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir. O uso de materiais macios ao toque, combinando áreas de tecido e couro, juntamente com as amplas saídas do ar-condicionado com fluxo diferenciado, conferem uma atmosfera elegante ao HR-V.

Na versão EXL, os bancos possuem revestimento em couro e o ar-condicionado é digital com comandos touch screen, o que garante ainda mais requinte ao modelo. Nessa configuração top de linha, o HR-V traz um dos mais modernos sistemas multimídia do mercado, que permite o espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7” multi touch screen.

Essa unidade possui software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país. O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone), por meio de um comando no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao receber uma chamada.

O espaço interno do HR-V também impressiona. Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” e com tanque de combustível na posição central, permite acomodar até cinco ocupantes, além do uso extensivo do compartimento de carga com 437 litros. A versatilidade é garantida pela adoção do sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos, que oferece uma ampla gama de possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.

Com base no conceito Dynamic Cross Solid, o design exterior transmite a sensação de força e dinamismo, combinando a jovialidade do SUV com a sedução de um modelo premium. Para dar um toque ainda mais requintado, lanternas, luzes de freio e brake light com LEDs.

O HR-V possui tração dianteira e o consagrado propulsor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota o moderno sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.

Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT. Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que a top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica. Completando a experiência de pilotagem, a sensação de segurança que se espera ao embarcar em um SUV está garantida pela posição de direção elevada.

Outro destaque para o HR-V freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série, sendo o primeiro veículo de produção nacional a trazer este sistema. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado, mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.

Ainda de série, o modelo vem com controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série.

Na versão EXL, o SUV ainda traz retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.

O novo Honda HR-V estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado.

Concorrência

Com três anos de garantia e preços que partem de R$ 69.900, a Honda planeja vender 50 mil unidades do modelo no Brasil neste ano. Fazendo os cálculos serão em torno de 5,5 mil unidades vendidas por mês, bem maior que os do principal rival Ford EcoSport (54.263 unidades em todo o ano de 2014, ou 4.522/mês, em média).

Além das versões de topo do EcoSport e do Renault Duster, o crossover japonês terá uma concorrência renovada pela frente. No dia 10 de abril chega ao mercado o Renegade. Produzido na nova planta da Fiat-Chrysler em Goiana (PE), o modelo é um jipe de fato, com opção de motor turbodiesel e tração nas quatro rodas.

Com proposta mais parecida ao do HR-V, outro que chega ao mercado no próximo mês é o Peugeot 2008, modelo que é construído sobre a mesma plataforma do compacto 208 e que será oferecido em cinco níveis de acabamento e duas de motores: um 1.6 de 122 cv herdado do 208 e o 1.6 turbo flex de 173 cv, o mesmo utilizado no sedã Citroën C4 Lounge. Também completam a lista o GM Tracker, JAC T6, Kia Sportage, Lifan X60 e Hyundai ix35.

Diretor do Grupo Endo Motors (fotos Márcio Martins)
Bruno Golçalves Tsuda - Representante de vendas da Honda do Brasil
Nos siga no