Veículos

Chevrolet apresenta nova S10 2017

A picape promete ser a "mais tecnológica" do mercado

Márcio Martins | 26/04/2016 10:15
Fotos divulgação Chevrolet
Fotos divulgação Chevrolet

A tão aguardada renovação da picape S10 enfim acaba de ser revelada oficialmente pela Chevrolet, o modelo foi apresentado na Agrishow em Ribeirão Preto (SP). A S10 2017 chega com a frente inspirada na picape Colorado seguindo a nova identidade visual em sintonia com o DNA global da marca. A renovação do modelo chega num momento importante, já que as rivais Toyota Hilux e Ford Ranger mudaram recentemente.

A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

O velho motor 2.4 Flex deixa de ser oferecido, tendo agora somente os propulsores 2.5 Ecotec SIDI Flex de até 206 cv e 2.8 CDTI diesel de 200 cv e 51 kgfm.

No design exterior o capô ganhou desenho mais esportivo com a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.

 

Nas versõesmais caras a S10 pode vir com uma guia de luz em LED (DRL).

O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.

Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo) e também na topo de linha High Country.

Na traseira as alterações foram mais sutis, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual harmônico do conjunto. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.

Na parte interna o painel de instrumentos e portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.

Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.

O quadro de instrumentos conta com computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

A picape ganhou interior renovado e mais equipamentos de tecnologia com MyLink de segunda geração com GPS.

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus, dando um alerta quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.

A picape também vem com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.

“As mudanças visuais, a aplicação de materiais nobres e o uso de tecnologias hi-tech reforçam a imagem vanguardista da S10”, diz Carlos Barba, diretor de design da Chevrolet.

“Desde que lançou o modelo em 1995, a Chevrolet tem sido a empresa que melhor vem interpretando as necessidades e os desejos do consumidor de picape no Brasil. Foi com base nessa experiência que concebemos a Nova S10”, acrescenta o executivo.

O motorista agora consegue consultar a pressão dos pneus, dando um alerta quando algum deles sai da especificação.

Além disso a picape vem com outros itens de conforto como:
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor central eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Acionamento remoto da ignição;
- Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis.

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC).

Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

Outro item interessante é o alerta de desvio de faixa, que vem com uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

Na traseira poucas mudanças, nas versões mais caras contam com câmcera de ré e lanternas podem vir com LED.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

“Estudo de mercado aponta que 67% dos acidentes são frontais. A grande maioria de pequena ou média monta porte e provocado por distrações. O alerta de colisão mostra-se relevante, principalmente neste tipo de situação”, justifica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors.

 

Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.

O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e de freios de baixo arrasto, da mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.

Sistema de alertas de saídas de faixas
OnStar, a tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil.

Outro sistema muito bacana é o sistema OnStar, um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Cabine Simples
LS 2.4 Flex 4x2 - R$ 72.350
LS 2.8 Diesel 4x4 - R$ 105.290

Cabine Dupla
LT 2.5 Flex 4x2 - R$ 97.890
LTZ 2.5 Flex 4x2 - R$ 113.690
LT 2.5 Flex 4x4 - R$ 106.590
LTZ 2.5 Flex 4x4 - R$ 120.790
LT 2.8 Diesel 4x2 - R$ 127.290
LTZ 2.8 Diesel 4x2 - R$ 150.190
LT 2.8 Diesel 4x4 - R$ 139.290
LTZ 2.8 Diesel 4x4 - R$ 160.390
High Country 2.8 Diesel 4x4 - R$ 167.490

 

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