Veículos

Audi Q8 começa a ser vendido no Brasil

Modelo chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black a partir de R$ 471.990

Márcio Martins | 15/08/2019 17:20
Modelo conta com a imponente grade Singleframe com design octogonal (Fotos: Divulgação/Audi)
Modelo conta com a imponente grade Singleframe com design octogonal (Fotos: Divulgação/Audi)

O novo Audi Q8 chega ao Brasil completamente novo, sendo o SUV mais tecnológico da marca alemã. E vem para concorrer diretamente com o MW X6 e Mercedes Benz GLE Coupé.
No visual, o Q8 mescla o desenho de coupé de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte com apelo esportivo. Na frente o modelo conta com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.

Graças às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos – a linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria, terminando no longo spoiler de teto. A linha de teto apresenta suave queda na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos.

Linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria
SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência

Embaixo do capô, O SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.

O sistema de tração do Q8 é forte e eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

Painel apresenta diversas opções ao motorista durante a viagem
Audi Virtual Cockpit tem tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações
Transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves
Q8 oferece conforto aos passageiros

Por dentro um show de tecnologia e requinte, o modelo conta com dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. Além de tudo isso, o modelo conta com comandos de voz para acionar os sistemas.

Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação. O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen que entrega som 3D com a mesma acústica nos assentos dianteiros – o item está disponível na versão Perfomance Black.

Outra tecnologia presente no Q8 é o Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist. Em utilização, o sistema controla o carro em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.

O modelo também pode ser usado em trechos off-road e não faz feio, o diferencial central do carro transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração. 

Sistema controla o carro em todas as faixas de velocidade
SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado
Sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h

Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas.

O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão. A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.

O Q8 é fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia e chega em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990,00 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990,00, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.

Nos siga no