Interior

PSB reivindica vaga de Elias Ishy na Câmara de Dourados

Aline dos Santos | 15/01/2011 13:57

O PSB de Dourados está reivindicando vaga de vereador que atualmente é ocupada por Elias Ishy (PT). Conforme o site do jornal O Progresso, nesta semana o partido protocolou requerimento junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Dourados.

À revelia da direção estadual do Partido dos Trabalhadores e com o registro de candidatura negado pelo juiz eleitoral, Ishy lançou candidatura para prefeito da cidade.

O pedido do PSB tem como base uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal), que determina que no caso de vacância de cargo, quem assume é o primeiro suplente do partido e não da coligação.

O partido cobra a vaga de suplente do vereador José Carlos Cimatti, que foi afastado do cargo, após ser preso na Operação Uragano, realizada pela Polícia Federal em setembro de 2010. A vaga foi ocupada Ishy, 1º suplente por coligação.

A intenção do PSB é que a vaga seja repassada ao primeiro-suplente José Rubens Barbosa. O presidente da Câmara, Dirceu Longhi, afirma que aguardará decisão final do STF.

Quanto à candidatura, Ishy aguarda decisão do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral). Em Dourados, o PT fez aliança com o DEM, principal adversário político em âmbito nacional, e apóia a candidatura de Murilo Zauith.

Ishy representa a ala do partido que discorda da aliança. Para os contrários, a coligação foi vetada pelo comando nacional do PT. Já os favoráveis,justificam que a Executiva Nacional apenas recomendou que não houvesse aliança com os democratas.

Nos siga no Google Notícias