Lugares por Onde Ando

Viajar só depois de outubro, diz pesquisa com brasileiros

Paulo Nonato de Souza | 09/05/2020 07:13
Cenário dividido entre otimismo e pessimismo sobre a retomada do turismo e das viagens no pós-pandemia (Foto: Reprodução)
Cenário dividido entre otimismo e pessimismo sobre a retomada do turismo e das viagens no pós-pandemia (Foto: Reprodução)

Viajar só depois de outubro deste ano. Foi o que responderam 20% dos brasileiros pesquisados pelo metabuscador Viajala, empresa líder na América Latina na área de busca de voos e hotéis pela internet, sobre a reabertura do turismo após a pandemia do coronavírus (Covid-19). Já 27% disseram não ter ideia de quando voltarão a fazer planos de viagens.

Isso contraria o otimismo das agencias de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas brasileiras, que apostam na reabertura do setor a partir de julho ou agosto, mas a pesquisa divulgada, esta semana, também mostra que 16% acreditam na volta à normalidade já a partir do mês de junho.

A pesquisa da plataforma de busca, que atua com cerca de 3,5 milhões de usuários no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, tem 11% dos brasileiros pesquisados no bloco dos menos otimistas sobre o pós-coronavírus. Esses avaliam que viajar antes de janeiro de 2021, nem pensar. 

 Sobre os primeiros destinos preferidos dos brasileiros depois da pandemia, a pesquisa confirmou o que já vem sendo uma aposta do Ministério do Turismo e do setor turístico. A grande maioria (66% dos entrevistados) votou na preferência por viagens domésticas, ou seja, dentro do Brasil.

 São várias questões a influenciar os brasileiros nesta sinalização de insegurança com o turismo internacional no primeiro momento da retomada à normalidade. 

Uma delas, talvez a principal, é a de que, se contrair o vírus, estará no Brasil e saberá como agir sobre atendimento médico, além dos fatores econômicos que certamente serão levados em conta depois de um longo período de isolamento social. Para 8% dos pesquisados, o turismo internacional será retomado somente a partir de julho de 2021.

Nos siga no