Lugares por Onde Ando

Várzea Alegre, um paraíso com trilhas e cachoeiras em Rio Verde

Paulo Nonato de Souza | 10/10/2020 08:58
Cachoeira com piscina natural, um dos atrativos na Fazenda Várzea Alegre no município de Rio Verde (Foto: Divulgação)
Cachoeira com piscina natural, um dos atrativos na Fazenda Várzea Alegre no município de Rio Verde (Foto: Divulgação)

Se você pretende aproveitar para curtir a natureza no feriado do Dia de Nossa Aparecida, na próxima segunda-feira, dia 12, e ainda não decidiu o seu destino, então a dica pode ser a Fazenda Várzea Alegre, localizada a 30 km em relação ao centro do município de Rio Verde, na região norte de Mato Grosso do Sul e a 170 km de Campo Grande, em linha reta. 

A fazenda de 130 hectares é um verdadeiro paraíso de belezas naturais. Por 20 anos foi uma propriedade de pecuária leiteira, mas desde o início dos anos 2000 vem sendo estruturada como alternativa de turismo de lazer e aventura para a sorte de quem curte natureza. 

Com a tendência óbvia de buscas por programas de natureza e ao ar livre, por conta da pandemia do coronavírus, a Fazenda Várzea Alegre ganhou o status de “nova descoberta” dos turistas que a cada final de semana chegam de várias partes de Mato Grosso do Sul e não se cansam de postar fotos em suas redes sociais. 

“Os turistas estão vindo devagarzinho”, disse Dejacir Monteiro de Paula, proprietária da fazenda junto com o marido João Bosco Dourado de Paula. “Quem cuida da parte do turismo é o meu filho João Marcos. Agora tudo é com ele”, ressaltou ela ao falar por telefone com o Campo Grande News

Para curtir a fazenda, o preço é de R$ 30 por pessoa. “Mas só temos vaga para este sábado e para o feriado na segunda-feira”, informou João Marcos. É que há um limite de pessoas nos passeios, conforme o decreto da Prefeitura de Rio Verde que autorizou a retomada do turismo desde o início de junho. Pelo decreto, os atrativos estão autorizados a receber apenas 30% da capacidade total. 

Fazer trilhas em meia a mata virgem é um passeio imperdível que junta prática esportiva com conhecimento da natureza (Foto: Divulgação)

Atender famílias. Este é o foco da fazenda e não há planos para ir além disso, segundo João Marcos. “Não temos páginas no Instagram nem no Facebook porque o turismo na Várzea Alegre é diferenciado dos outros. Temos o foco no público família, gostamos de atender famílias e não queremos expandir. Na fazenda não temos som automotivo, não aceitamos algazarras, é um ambiente voltado para o descanso”, ressaltou. 

Fora as trilhas em meio a mata virgem, são pelo menos três cachoeiras deslumbrantes: a Cachoeira Várzea Alegre, que dá nome à propriedade, a Cachoeira do Meio, que do alto impressiona pela vista para a região do cerrado, e a Cachoeira do Ovo Negro, uma obra da natureza encravada em um morro com uma queda d'água de 18 metros. Tem esse nome por conta da pedra negra em formato de ovo ao pé da cachoeira. 

Localizado na região norte do estado, Rio Verde já foi o principal destino turístico dos campo-grandenses em busca de mergulhos em rios e banhos de cachoeiras nos feriadões e no Carnaval nas décadas de 1970 e 1980.  

A área rural do município está entre as mais ricas em belezas naturais de Mato Grosso do Sul. Os cenários ainda são do turismo rural e do turismo de aventura, e as atrações são os passeios em ambiente natural, rapel, cavalgada e caminhadas por trilhas que incluem até sítio arqueológico.  

Como chegar na Fazenda Várzea Alegre: Partindo de Campo Grande, o acesso a Rio Verde de Mato Grosso é pela rodovia BR-163, sentido Cuiabá. Passando São Gabriel do Oeste, fique atento porque no KM 656 da rodovia, antes de completar 42 km, você estará na entrada para a estrada de terra de acesso à fazenda. 

Se liga porque na estrada de terra irá se deparar com duas bifurcações. Vai rodar 1,5 km e chegará na primeira, então vire à direita e 1,1 km depois chegará na segunda, e aí vira à esquerda e mais 2,8 km de sacolejos provocados pelos desníveis da estrada e você estará  na sede da Fazenda Várzea Alegre. 

Uma dica importante: Antes de sair de casa entre em contato com a fazenda e agende seu passeio. Telefone (67) 99628-5957.

A Fazenda Várzea Alegre é um espetáculo de belezas naturais por toda parte (Foto: Divulgação)
Pilares esculpidos pela natureza, outro atrativo que vale a pena ver na fazenda (Foto: Divulgação


Nos siga no