Lugares por Onde Ando

Se não pode ir muito longe, aproveite o turismo de escapada

Paulo Nonato de Souza | 11/05/2021 08:12
Turistas diante do Museu Cultural, em Bonito: o passeio de bike é uma boa sugestão de Turismo de Escapada (Foto: Rota Aventura/Divulgação)
Turistas diante do Museu Cultural, em Bonito: o passeio de bike é uma boa sugestão de Turismo de Escapada (Foto: Rota Aventura/Divulgação)

Turismo de escapada. É uma tendência deste momento de pandemia que chegou ao Brasil em 2020 com o nome de staycation, e se apresenta como alternativa de viagens para destinos próximos dentro do país e do seu estado ou até mesmo turistar em sua própria cidade. Por insegurança quanto ao contágio da Covid-19 ou por restrições que impedem ir além das nossas fronteiras, o fato é que já há bastante procura por deslocamentos menores e passeios de um dia. 

Há também o fator econômico, considerando que a maioria das famílias sofreu perdas financeiras e até desempregos. A soma desses fatores, mais as restrições impostas pela Europa e pelos Estados Unidos, dois dos destinos mais desejados pelos brasileiros,  sinalizam que o ideal é virar o foco para o turismo local e regional com viagens para lugares acessíveis de carro. 

O Turismo de Escapada é uma indicação de que o setor precisa se reinventar. A realidade é completamente diferente a que tínhamos antes da pandemia e os empresários precisam agir com criatividade para se adequarem. Por exemplo, a dinâmica de alta e baixa temporada não pode ser seguida no modelo tradicional, porque o turista pode procurar um destino próximo em dias úteis e não só nos finais de semana ou feriados. 

Acampamento de luxo em Cambará do Sul, às margens do Rio Camarinhas, no Rio Grande do Sul, um bom exemplo de Glamping (Foto: Reprodução)

Segundo Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Rio), o momento requer inovação para satisfazer um consumidor que ainda se sente inseguro e ameaçado pelo coronavírus. 

“É hora do setor de turismo proporcionar experiências seguras que quebrem a rotina das pessoas. O glamping, uma espécie de camping de luxo, pode ser uma boa pedida para estes tempos”, sugeriu Bianca Dramali ao blog radarturismo.  

Glamping é uma modalidade pouco conhecida no Brasil. A palavra vem da combinação de glamour e camping, que na prática significa acampar com glamour em um acampamento de luxo. 

De acordo com Rafael Peccin, proprietário do Parador Casa da Montanha, um hotel que oferece acampamento de luxo em Cambará do Sul, em uma das regiões montanhosas mais bonitas da Serra Gaúcha, o glamping proporciona uma experiência única de hospedagem, integrando os hóspedes à natureza da forma mais rústica e natural possível, mas sem abrir mão do conforto.

Nos siga no