Lugares por Onde Ando

Se já vacinou, confira para onde está habilitado a viajar

Paulo Nonato de Souza | 29/04/2021 08:11
Em formato digital, o “passaporte da vacina” será um certificado sanitário do viajante (Foto: Reprodução)
Em formato digital, o “passaporte da vacina” será um certificado sanitário do viajante (Foto: Reprodução)

O “passaporte da vacina”, como documento sanitária do viajante, será fundamental no processo de retomada do turismo internacional, mas a posse dele não significa passagem livre para ir onde quiser. Isso porque alguns países já anunciaram que vão barrar determinados imunizantes, ou seja, antes de definir a compra da sua viagem será preciso observar se o imunizante ao qual foi submetido tem a aprovação governamental do país de destino. Um QR Code conterá seus dados sobre a Covid-19.

No Brasil, cada seis vacinas aplicadas, cinco são da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantã, e uma é da Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. Portanto, dependendo do país de destino, significa ter que fazer quarentena de dez ou 15 dias a partir do seu desembarque, situação que pode inviabilizar economicamente o seu planejamento de viagem.  

Os países da União Europeia, por exemplo, só aceitarão turistas que receberam uma das quatro vacinas autorizadas para seus cidadãos: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Jansen. Se pretende viajar para os Estados Unidos, as vacinas admitidas são a Pfizer/BionTech, Moderna e Jansen.  

Na onda das restrições, os brasileiros vacinados não podem entrar nos Estados Unidos, mas, da mesma forma, os americanos vacinados não serão aceitos na China. O governo chinês só permite a entrada de turistas submetidos a CoronaVac, Sinopharm e Cansino, e não liberou nenhuma das vacinas aplicadas nos Estados Unidos e na Europa. 

Veja os tipos de vacinas que permitem entrar em alguns dos destinos mais procurados pelos turistas: 

Europa: 

- Astrazeneca

- Pfizer

- Moderna

- Jansen 

Estados Unidos: 

- Pfizer

- Moderna

- Jansen 

China:

- Coronavac

- Sinopharm

- Cansino

Nos siga no