Lugares por Onde Ando

Pesquisa busca definir perfil dos brasileiros na volta do turismo

Paulo Nonato de Souza | 16/01/2021 08:25
Banner do Ministério do Turismo tenta chamar a atenção dos brasileiros para a pesquisa lançada esta semana (Arte: MinTur/Divulgação)
Banner do Ministério do Turismo tenta chamar a atenção dos brasileiros para a pesquisa lançada esta semana (Arte: MinTur/Divulgação)

Nível de preocupação sobre os riscos de contágio do coronavírus (Covid-19) e os planos de viajar em 2021. É o que o Ministério do Turismo deseja saber com uma pesquisa online lançada esta semana para definir o perfil dos brasileiros na retomada das atividades turísticas.

O levantamento coordenado pela Pesquisa de Sondagem ao Consumidor pretende conhecer e analisar a opinião dos brasileiros sobre planos de viagens a lazer nos próximos meses e à percepção de segurança dos viajantes em um cenário de pandemia. 

De acordo com a Coordenação-Geral de Dados e Informações (CGDI), área integrante da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, os resultados devem ser divulgados a partir de março, e se somarão às sondagens já realizadas junto aos empresários do setor hoteleiro e de agências de viagens.

“Precisamos ouvir a sociedade, entender as necessidades do público para podermos planejar as próximas ações de forma assertiva”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. “Essa pesquisa vai auxiliar na retomada do turismo e no reaquecimento da economia”, ressaltou. 

Entre outubro e novembro de 2020, o índice de atividades turísticas no Brasil creseu 7,6%, impulsionado pelos serviços de alojamento e alimentação, que avançaram 9,1%, e pelo segmento de transporte aéreo, que teve alta de 6,8%. No acumulado dos últimos sete meses analisados o setor já registra um ganho de 120,8%, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na última quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Veja no Link sobre como responder o questionário da pesquisa do Ministério do Turismo.

Nos siga no