Lugares por Onde Ando

Já em vigor, entenda as novas regras para entrar na Argentina

Paulo Nonato de Souza | 01/02/2022 08:15
Se conhecer Buenos Aires, ou outros destinos da Argentina, sempre foi o seu sonho, está na hora de aproveitar a flexibilização das regras da Covid e a vantagem cambial (Foto: Reprodução)
Se conhecer Buenos Aires, ou outros destinos da Argentina, sempre foi o seu sonho, está na hora de aproveitar a flexibilização das regras da Covid e a vantagem cambial (Foto: Reprodução)

A última semana de janeiro e primeira de fevereiro começou com uma boa novidade para quem curte viajar para a Argentina. Desde o último sábado, 29, os brasileiros 100% vacinados contra a Covid-19 poderão entrar no país sem precisar fazer o teste RT-PCR ou o de antígeno. A flexibilização estabelecida pelo governo exige apenas o comprovante de vacinação, o chamado “passaporte da vacina”, além de formulário preenchido e seguro de saúde com cobertura hospitalar para as enfermidades decorrentes do coronavírus. 

Além da capital Buenos Aires com seus shows de tango, a Praça de Maio cercada de edifícios imponentes do século XIX, como a Casa Rosada, o emblemático palácio presidencial, a Patagônia e a costa atlântica em Mar del Plata, a situação cambial argentina é um atrativo muito interessante a ser levado em conta pelos brasileiros. 

O peso argentino iniciou o ano de 2022 entre as moedas mais desvalorizadas do mundo, algo em torno de 20% em relação ao dólar. “Argentina está muito barata”, declarou recentemente o ministro do Turismo argentino, Matías Lammens. Nesta segunda-feira, 31, um dólar americano estava valendo 105,02 pesos argentinos, bem acima dos R$ 5,30 na comparação com o Real.

Portanto, hora de aproveitar. Depois de quase dois anos de regras rígidas para tentar conter a pandemia, a Argentina autorizou a entrada de brasileiros em 1º de outubro de 2021, e agora, com o avanço da vacinação contra o vírus, o governo decidiu lançar novas medidas na expectativa de movimentar o turismo no país. Ficou mais fácil, mas é preciso ficar atento para evitar perrengues na sua viagem. A nova medida determina que o viajante apresente a comprovação do esquema vacinal completo realizado com pelo menos duas semanas antes de viajar. 

As novas medidas atendem os brasileiros e também os viajantes procedentes de outros países vizinhos da Argentina, como o Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. As regras valem para a entrada no país por avião ou por terra. Só não esqueça de que viajar no novo normal também exige paciência, porque, mesmo com flexibilizações, o viajante precisa seguir os procedimentos dos corredores sanitários, ou seja, na chegada evite se irritar com filas, apresentação de documentos e perguntas dos agentes governamentais. 

Se vai viajar acompanhado de menores de idade que não tenham a vacinação completa, atente para o fato de que os menores acima de seis anos de idade devem realizar o teste para comprovar que não estão infectadas até 72 horas antes da viagem com custos por conta do viajante. O bom é que não precisarão cumprir a quarentena, mas as autoridades argentinas recomendam que as pessoas nesta faixa etária evitem atividades em grupos nos primeiros sete dias após a chegada ao país. Quem tem menos de seis anos está isento tanto de apresentar o teste negativo quanto de cumprir a quarentena. 

As regras são as mesmas de antes para quem ainda não está vacinado contra a Covid-19. Os não vacinados devem cumprir todos os requisitos exigidos, como o teste negativo, quarentena, seguro de saúde e apresentar um certificado médico que comprove a isenção da necessidade de ser vacinar. O documento deve ter o aval da maior autoridade sanitária do país de origem do viajante com certificação consular da Argentina.

Nos siga no