Lugares por Onde Ando

Entenda porquê está difícil conseguir o visto americano

Paulo Nonato de Souza | 30/10/2021 08:21
Os brasileiros querem voltar a viajar, e a abertura das fronteiras americanas já tem reflexo no mercado de viagens (Foto: Reprodução)
Os brasileiros querem voltar a viajar, e a abertura das fronteiras americanas já tem reflexo no mercado de viagens (Foto: Reprodução)

A flexibilização das restrições com a abertura das fronteiras dos Estados Unidos para os turistas brasileiros, a partir do dia 8 de novembro, provocou uma corrida em busca do visto americano. O serviço de emissão do documento foi suspenso na Embaixada e nos consulados no Brasil por causa da pandemia de Covid-19, e quatro dias depois de o presidente Joe Biden assinar o decreto que permite a entrada de estrangeiros 100% vacinados, o sistema de agendamento de entrevistas já sinaliza que só há vagas para atendimento a partir de 31 de janeiro de 2022. 

Com as férias de fim de ano se aproximando e a vacinação avançando, todas as pesquisas das plataformas especializadas em venda de passagens e pacotes turísticos mostram que os brasileiros querem voltar a viajar, e a abertura das fronteiras americanas já tem reflexo no mercado. A busca por passagens aéreas nacionais dobrou entre os meses de junho e setembro em comparação com o mesmo período de 2020, e por conta disso os preços subiram 36%, mas triplicaram as buscas por voos internacionais, especialmente para os Estados Unidos, e os preços foram puxados para baixo em 8%. 

Em entrevista coletiva, esta semana, em Brasília, o porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos, Tobias Bradford, informou que as emissões de todos os tipos de vistos, serão retomadas a partir de 8 de novembro, e que todas as equipes consulares da Embaixada e Consulados vão fazer de tudo para disponibilizar o máximo possível de vagas para entrevistas dos brasileiros interessados em visitar o país. 

As entrevistas para visto de turista marcadas antes da Covid-19, e que não aconteceram por conta da pandemia, poderão ser reagendadas para uma data de acordo com a disponibilidade. Para todos os casos, incluindo renovação de visto, a Embaixada recomenda que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários.  

Pelas novas regras anunciadas na última segunda-feira, 25, os estrangeiros que viajarem para os Estados Unidos vão ter que apresentar teste negativo da Covid-19 e também o comprovante de vacinação completa. As vacinas aceitas serão todas que tiveram a aprovação integral do FDA, órgão que cumpre o mesmo papel da Anvisa no Brasil, e todas as que estão na lista da Organização Mundial da Saúde, inclusive o mix de vacinas (cruzamento de marcas diferentes de imunizantes). 

Se você já está 100% imunizado e pretende viajar para os Estados Unidos, veja a lista das vacinas já autorizadas pela OMS: Pfizer/BioNTech, Moderna, Oxford/AstraZeneca (produzida no Brasil pela Fiocruz), Janssen (Johnson & Johnson), SinoPharm e CoronaVac — produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham.  

Veja abaixo como está a situação dos agendamentos de entrevistas para o visto americano:

Renovação de visto de turista: 

Próxima data disponível em São Paulo: Indisponível
Próxima data disponível em Recife: Indisponível
Próxima data disponível em Rio de Janeiro: 31/01/2022
Próxima data disponível em Brasília: 22/02/2022
 Próxima data disponível em Porto Alegre: 01/07/2022

Vistos de turismo e negócios: 

Próxima data disponível em São Paulo: 29/04/2022
Próxima data disponível em Recife: 10/02/2022
Próxima data disponível em Rio de Janeiro: 01/02/2022
Próxima data disponível em Brasília: 31/01/2022
 Próxima data disponível em Porto Alegre: 15/02/2022

Acesse o site oficial da Embaixada dos Estados Unidos para tirar dúvidas sobre a sua viagem.

Nos siga no