Lugares por Onde Ando

Dicas de passeios em Portugal, começando por Lisboa

Por Paulo Nonato de Souza | 23/01/2024 09:20
Construída em 1520 como defesa militar de Lisboa contra possíveis invasores, a Torre de Belém é um dos lugares imperdíveis de Lisboa – Foto: Reprodução
Construída em 1520 como defesa militar de Lisboa contra possíveis invasores, a Torre de Belém é um dos lugares imperdíveis de Lisboa – Foto: Reprodução

Planejando uma viagem a Portugal em 2024? Viajar é sempre bom, não importa quando, mas é bom levar em conta o fator clima. Neste caso, a primavera, que vai de meados de março até junho, e o verão, de julho a setembro, são as melhores épocas para curtir as belezas portuguesas. Deve-se levar em conta  também a alta temporada, se quiser evitar lugares cheios e preços bem mais altos. 

Portugal é um país de clima ameno. O outono e o inverno são estações de chuva e clima frio, mas nada comparado com o resto da Europa. A primavera tem o espetáculo dos campos floridos e o verão traz muito sol e longos dias quente até por volta de 21h. Onde estiver, com certeza terá muito tempo para aproveitar e relaxar, melhor ainda se estiver numa praia. 

O pico do verão português é no mês de agosto. É quando os preços ficam mais altos, especialmente nas praias do Algarve, onde as águas são mornas e cristalinas. Nos meses do verão, julho, agosto e setembro, a temperatura da água do mar no Algarve oscila entre 21 e 25 graus. Não por acaso é a região praiana preferida dos turistas, incluindo os portugueses. 

Nesta época do ano Portugal oferece outra atração turística bastante interessante. É a colheita das uvas nas vinícolas, que acontece nos meses de agosto e setembro. Vale a pena agendar um passeio e ainda participar da famosa Pisa das Uvas, uma experiência regada a alegria e tradição nas vinícolas do país.

A famosa Pisa da Uva, uma tradição durante o período de colheita nos meses de agosto e setembro - Foto: Reprodução

Veja abaixo outras dicas para aproveitar uma viagem de cinco dias em Portugal, começando e finalizando pela capital Lisboa: 

Primeiro dia: Chegue em Lisboa e explore a cidade, visitando lugares como a Torre de Belém, a Praça do Comércio, o Mosteiro dos Jerônimos, a Praça do Rossio, o Castelo de São Jorge e o Elevador de Santa Justa. E não deixe de experimentar o pastel de nata e o bacalhau à brasa.

Segundo Dia: Pegue um trem na estação central para a cidade de Sintra, distante apenas 28 km de Lisboa. Lá, visite o Palácio Nacional de Sintra e o Castelo dos Mouros, depois, uma boa opção pode ser Cascais, a 17 km de Sintra. Basta dizer que Cascais fica a beira mar e a apenas 40 minutos de trem de Lisboa.

Terceiro Dia: A cidade do Porto é a dica do terceiro dia. São 3015 km que se pode percorrer de trem desde Lisboa. Atrativos não faltam no Porto, como o passeio pelas margens do Rio Douro, a Catedral de São Francisco, a Ponte D. Luis I, saborear a famosa Francesinha, um tipo de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, presunto e queijo, e o vinho do Porto.

Quarto Dia: Que tal emendar o Porto com a Serra da Estrela. São 197 km de distancia que você percorrer de ônibus ou alugar um carro. Lá, caminhe pelas trilhas na montanha e faça uma parada em Seia para provar o queijo da serra e visitar a Fábrica do Queijo Serra da Estrela. 

Quinto Dia: Hora de retornar a Lisboa em uma viagem de 296 km. Na capital portuguesa aproveite para passear pelo bairro de Alfama, onde poderá visitar o Mercado da Ribeira e o Fado Museum. Depois, desfrute de um jantar típico de peixe em um restaurante à beira-mar. 

Nos siga no