Lugares por Onde Ando

Como evitar perrengues do toque de recolher em sua viagem

Paulo Nonato de Souza | 01/05/2021 08:04
Campo Grande como cidade abandonada no toque de recolher, um bom exemplo do que você pode encontrar no seu destino de viagem (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)) 
Campo Grande como cidade abandonada no toque de recolher, um bom exemplo do que você pode encontrar no seu destino de viagem (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)) 

Entre tantas novidades que já fazem parte do novo jeito de viajar por conta da pandemia de coronavírus, com exigências de biossegurança e novos hábitos incorporados à nossa rotina, uma situação não é tão lembrada no planejamento de viagem: o toque de recolher que as cidades são submetidas por decisões governamentais para conter o avanço da contaminação do vírus. 

Com a experiência que cada pessoa no mundo já absolveu em pouco mais de um ano de pandemia, nem precisa dizer que viajar para cidades com toque de recolher não é uma boa ideia. Até os hotéis podem ter alterações em sua programação do check-in, ou seja, você pode desembarcar na cidade e não conseguir se hospedar. 

Portanto, se você está mesmo disposto a fazer uma viagem sozinho ou em família, seja qual for o destino, antes de fechar negócio não se esqueça de se informar sobre os decretos com restrições de horários no seu lugar de destino. Dê preferência por informações oficiais e antes de sair de casa pesquise no site da prefeitura, levando em conta a atualidade do decreto em sua consulta. 

As restrições de horários no toque de recolher diferem de cidade para cidade. Algumas decretam o fechamento do comércio, incluindo lojas, bares e restaurantes, entre 20h às 5h da manhã, outras a partir das 21 horas ou depois das 22 horas, ou podem decretar confinamento geral, como foi o caso de Araraquara (SP), que fechou até mercados e supermercados entre 21 de fevereiro e 21 de março deste ano. 

Pelo menos no Brasil, todas as cidades são receptivas mesmo estando em situação de toque de recolher, mas com certeza você terá de respeitar as restrições e horários determinados pelas autoridades públicas locais, sob pena de ser parado em uma blitz policial e enfrentar algum tipo de perrengue que poderia ter sido evitado. Não importa se você é turista. 

Veja quais são as informações básicas que você deve buscar nos sites e mídias sociais oficiais sobre o toque de recolher: 

- Horário que começa o toque de recolher; 

- Horário de check-in nos hotéis; 

- Horário de abertura do comércio; 

- Funcionamento dos parques públicos;

- Como funcionam os serviços não essenciais; 

- Horário de funcionamento dos serviços essenciais; 

- Até que hora funcionam os deliverys.

Nos siga no