Capital

Universidade cobra 3ª via de acesso para pôr fim aos congestionamentos

Aliny Mary Dias | 15/07/2013 11:09
Reitor espera que novo acesso diminua congestionamentos na região (Foto: Cleber Gellio)
Reitor espera que novo acesso diminua congestionamentos na região (Foto: Cleber Gellio)

Para pôr fim aos congestionamentos nas duas vias que dão acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e diminuir os problemas enfrentados por acadêmicos e funcionários da instituição, a reitoria da universidade cobra da Prefeitura a construção de uma terceira via de acesso à instituição.

Os cerca de 10 mil acadêmicos da instituição têm duas opções para chegar até o complexo: pela Avenida Tamandaré ou Marechal Câmara, rua que dá acesso ao estacionamento do Bloco A. Moradores da região também reclamam por causa dos congestionamentos.

Segundo o reitor padre José Marinoni, as cobranças para uma terceira opção de acesso começaram há alguns anos, quando a universidade ainda era comandada pela administração anterior.

Com o aumento da frota de veículos, que chegam até à instituição, no ano passado, uma comissão formada por professores do curso de Direito e alunos do diretório acadêmico procuraram a reitoria a fim de buscar uma solução para o problema.

As conversas só foram colocadas em prática esse ano, quando uma comissão composta pela reitoria, docentes e alunos se reuniu com o ouvidor da Prefeitura.

Marinoni explica que as duas opções encontradas e apresentadas para a administração pública são: a pavimentação de de três quilômetros da Rua Corguinho, que liga o bairro Monte Castelo e à universidade, ou a construção de uma nova avenida que liga a região da Mata do Segredo até à UCDB.

“Nós apresentamos essas duas opções e estamos aguardando um posicionamento da Prefeitura. Temos esperança que o acesso seja melhorado para que as pessoas consigam chegar até a universidade sem tantos problemas”, afirma o reitor.

O padre explica ainda que a segunda opção apresentada pela universidade é viável já que a avenida cortaria uma área de 50 hectares que é da própria universidade. “Nesse caso o investimento seria maior, mas beneficiaria os moradores daquela região”.

Confiante de que o pedido da universidade possa ser atendido com a liberação dos R$ 420 milhões previstos para investimentos em mobilidade urbana. Os projetos foram aprovados na semana passada pelos vereadores da Capital. “Nós já conversamos e estamos abertos para que a Prefeitura também nos procure e que nosso problema de congestionamentos seja resolvido”, completa o reitor.

Ao Campo Grande News, o titular da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, afirma que a viabilidade de um terceiro acesso está sendo estudado pela pasta e que deve ser apresentado em até 30 dias para a decisão do prefeito Alcides Bernal.

“Vamos levar duas ou três opções para o prefeito e ele irá decidir. Ainda não temos prazo para essa obra, mas ela será avaliada pela secretaria e pela administração”, conta Semy.

Asfaltamento da Rua Corguinho e construção de avenida são opções para diminuir congestionamentos (Foto: Reprodução Google)

Problemas - Os horários de pico e que mais registram congestionamentos são no início da manhã e fim da tarde, das 7h15 às 7h45 e das 18h30 às 19h30. Alguns motoristas que utilizam o acesso pela Rua Marechal Câmara acabam utilizando a contramão para chegar até o estacionamento. Segundo o reitor, a atitude gera acidentes constantes e risco para os acadêmicos.

O reitor da UCDB afirma que muitos pais e alunos desistem de estudar na universidade em razão do trânsito. “Não temos números, mas posso afirmar que muitos deixam de estudar aqui por isso. A distância é um problema, mas os congestionamentos agravam essa situação”, afirma.

Com a solução do problema, Marinoni diz que a estrutura da universidade pode ser aumentada. Já que o terreno de 50 hectares de posse da instituição não é usado por conta do acesso.

Nos siga no