Capital

Problema comum na volta às aulas, fila dupla é alvo de operação

Aliny Mary Dias | 07/02/2014 08:23
Na Rua Iria Loureiro, filas se formam desde às 6h30  (Foto: Aliny Mary Dias)
Na Rua Iria Loureiro, filas se formam desde às 6h30 (Foto: Aliny Mary Dias)

Comuns, principalmente, no início do ano letivo, as filas duplas em frente às escolas são alvo da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito). Em alguns locais como em frente ao colégio Mace, localizado na Rua 26 de Agosto, os motoristas demoram até 15 minutos para sair seguir o percurso.

Como o colégio também tem uma entrada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, a Rua Iria Loureiro Viana é usada pelos pais para deixar os alunos em frente à escola. O congestionamento no local começa por volta das 6h30 e às 7 horas a fila é grande.

O problema na rua é maior porque a via é estreita e há possibilidade de estacionar dos dois lados. Apesar do problema, a maioria dos pais não se incomoda e afirma que a situação não atrapalha o trânsito no local.

“Só entra nessa rua quem vai deixar os filhos na escola, não atrapalha porque ninguém vira aqui para ter acesso à Rua 26 de Agosto. A gente fica no máximo 15 minutos aqui, mas é aceitável”, explica Jonathan Alves dos Santos, pai de uma aluna de 10 anos e motorista frequente no local.

De acordo com a Agetran, uma operação com objetivo de acabar com as filas duplas e fazer o tráfego fluir com mais rapidez está sendo feita desde a quarta-feira (5). As ações vão até o dia 15 deste mês.

A operação Volta às Aulas é feita em parceria com o BPTran, que tem policiais atuando em frente das escolas Dom Bosco, Mace e Nova Geração. As escolas de responsabilidade dos agentes são a Alexander Fleming, Caic Rafaela Abrão, Nagem Jorge Saad, General Osório, Instituto Harmonia, Montessóri, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Professor Zezão e Sesc Horto.

Todos os locais contam com um ou dois agentes que orientam os motoristas e ainda ajudam na travessia de alunos nas faixas de pedestres.

Em frente ao colégio Dom Bosco, situação foi amenizada com entrada criada na 13 de Maio (Foto: Aliny Mary Dias)

Deu certo – Uma das escolas que conseguiu reduzir as filas duplas com as ações que vem sendo desenvolvidas há anos é o Dom Bosco, na Avenida Mato Grosso.

O policial Pedro Luis atua no controle do tráfego nos horários de entrada e saída dos estudantes há 13 anos. Ele conta que as filas diminuíram depois que a escola criou uma entrada para os pais motoristas pela Rua 13 de Maio. Dessa forma, as crianças são deixadas dentro do colégio e não atrapalham o fluxo.

No entanto, muitos pais deixam os filhos na Avenida Mato Grosso, mas como em frente à escola não é permitido estacionar, o meio fio é usado apenas para desembarque das crianças. “Eles param por poucos minutos e só deixam as crianças, assim as filas duplas não se formam. E nós orientamos a travessia dos alunos também”, explica o policial.

As ações que seguem até o dia 15 de fevereiro começam sempre às 6h30, voltam às 11h, às 13h e depois às 17 horas.

Nos siga no