Capital

Prefeitura promete retomar “onda verde” nas principais ruas da cidade

Sistema tem a intenção de dar mais fluidez e velocidade no trânsito da Capital

Leonardo Rocha e Mayara Bueno | 16/06/2018 11:53
Sinalização vai contar com onda verde em vários trechos (Foto: Mayara Bueno)
Sinalização vai contar com onda verde em vários trechos (Foto: Mayara Bueno)

A Prefeitura de Campo Grande promete reimplantar a “onda verde” nas principais ruas das cidade, levando em conta o tráfego de veículos ao longo do dia. Outra medida divulgada é o reparo e reformas na sinalização vertical e horizontal de várias vias, para melhorar o fluxo do trânsito e evitar acidentes.

A “onda verde”, projeto antigo que já funcionou parcialmente na cidade, envolve a sincronização de semáforos de uma mesma via, permitindo que o condutor, em uma velocidade estável e em situação sem congestionamento, possa seguir sem a necessidade de parar o veículo. Ele depende, porém, da modernização dos equipamentos de controle de tráfego.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, a “onda verde” vai dar mais fluidez no trânsito com a sincronia nos semáforos em vias importantes como o trecho da Avenida Afonso Pena com a antiga rua Furnas, além da Duque de Caxias, Antônio Maria Coelho, Calógeras, Padre João Crippa e Júlio de Castilho, entre outros.

Janine explicou que existem locais que já dispõem desta tecnologia, no entanto com o tempo ficaram “dessincronizados”, não atendendo mais a intenção das autoridades, assim como não contribuindo aos motoristas, por isso precisa de um novo ajuste no sistema semafórico.

Ele ainda lembrou que neste setor, a prefeitura já trocou 600 lâmpadas de sinaleiros que estavam queimadas e que o objetivo é reformar e fazer reparos na sinalização vertical e horizontal nas principais vias da cidade, assim como nos bairros, para coibir acidentes.

A empresa responsável por fazer tais ajustes nos semáforos é o Consórcio CAM, que tem contrato firmado com a prefeitura municipal e já realiza a manutenção, instalação e troca de equipamentos.

Nos siga no