Capital

Pela 3ª vez, radar portátil vira arma da Agetran para reduzir mortes

Edivaldo Bitencourt e Aline dos Santos | 22/01/2014 17:25
Agentes de trânsito, durante blitz na manhã de hoje, vão contar com mais um equipamento na luta contra os abusos no trânsito (Foto: Marcos Ermínio)
Agentes de trânsito, durante blitz na manhã de hoje, vão contar com mais um equipamento na luta contra os abusos no trânsito (Foto: Marcos Ermínio)

No ano passado, 116 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Campo Grande. Como o excesso de velocidade foi a principal causa dos óbitos, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai utilizar um radar portátil para frear a violência nas ruas da cidade.

Esta não é a primeira vez que o órgão de trânsito recorre a um radar portátil, que pode ser colocado de surpresa nos locais e fiscalizar a velocidade das vias. A primeira experiência ocorreu em 17 de novembro de 2008. No entanto, o equipamento acabou sendo aposentado após exibições feitas para a imprensa.

Dois anos depois, em dezembro de 2010, a Agetran anunciou, de novo, a implementação do radar móvel para inibir o excesso de velocidade nas ruas e avenidas de Campo Grande. Foram feitos testes e até pesquisa, que constatou o abuso dos motoristas da Capital.

No entanto, mesmo tendo adquirido dois radares móveis, a experiência não saiu do papel. Os radares começariam a multar em fevereiro de 2012, mas o projeto não vingou.

Agora, pela terceira vez, o órgão anunciou a compra, por R$ 125 mil, de mais um radar portátil para fiscalizar a velocidade no trânsito de Campo Grande.

 

Ivanise explica que a velocidade será o foco das campanhas de trânsito neste ano (Foto: Marcos Ermínio)

Segundo a coordenadora do programa Vida no Trânsito da Agetran, Ivanise Rota, o radar será utilizado em ações educativas a partir do mês de fevereiro. As ações vão ocorrer, inclusive, no período de madrugada, quando o abuso na velocidade é maior.

Ivanise adianta que o radar vai fiscalizar os veículos nas avenidas Duque de Caxias (onde a velocidade máxima permitida é 50 km/h), Lúdio Martins Coelho (Marginal Lagoa), João Arinos (saída para Três Lagoas) e Gury Marques (saída para São Paulo).

O radar mostra a imagem, a velocidade e o local. O dispositivo passou pela segunda aferição do Inmetro (Agência Estadual de Metrologia) neste mês.

O equipamento será apresentado nesta quinta-feira, a partir das 9h, pelo diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, e o teste ocorrerá a partir das 10h30 na Avenida Gury Marques, entre o Terminal Rodoviário e a Agetran.

Nos siga no