Capital

Motoristas apressadinhos tumultuam entrada em universidade

Mariana Lopes | 26/02/2013 09:22
Na fila rumo ao estacionamento da universidade, motoristas sem paciência acabam ultrapassando carros para tentar chegar primeiro (Foto: Luciano Muta)
Na fila rumo ao estacionamento da universidade, motoristas sem paciência acabam ultrapassando carros para tentar chegar primeiro (Foto: Luciano Muta)

Uma fila de carros que abrange quarteirões e motoristas sem paciência, que acabam fazendo ultrapassagens perigosas. Esse cenário virou rotina na rua que dá acesso a uma das entradas de estacionamento da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, o que acaba gerando reclamação e revolta aos motoristas que aguardam corretamente na fila.

Na rua Cardeal Arco Verde, no bairro Seminário, via que dá acesso ao estacionamento dos blocos A e C da instituição o movimento intenso de carros começa por volta das 7h e só diminui próximo às 8h. A fila é grande e alguns motoristas, que também são acadêmicos na universidade, acabam ultrapassando os outros veículos e embicando na entrada, para não enfrentar a fila e entrar no estacionameno antes.

"É um desrespeito com quem está na fila, todo mundo quer entrar na universidade, tem que saber esperar", reclama a acadêmica de nutrição Naira Roberta Rosa dos Santos, 31 anos.

Além da falta de respeito com quem aguarda chegar à entrada do estacionamento, também há a preocupação com os acidentes, pois os "apressadinhos" andam um bom pedaço da via na contramão e próximo ao cruzamento, de onde também vêm carros.

O acadêmico de engenharia Alexandre Matos, de 24 anos, afirma que por a postura desses motoristas já provocou acidente em frente à universidade. "É assim todo dia, tenho raiva desse tipo de atitude", diz o aluno.

Por outro lado, a situação passou a ser tão corriqueira que alguns acadêmicosjá nem ligam mais para que acontece. "Acho ruim, mas não me incomoda tanto, só acho perigoso porque pode provocar acidente", comenta o acadêmico de enganharia civil Luis Felipe Cunha, 20 anos.

E não são apenas os acadêmicos que percebem a situação. Para quem mora na região o fato também causa transtornos. "Nos horários de pico é bem complicado, parece que todos os estudantes querem chegar a tempo e acabam fazendo ultrapassagem perigosa", aponta o contabilista Ricardo Alexandre Rojar Ribeiro, 27 anos.

Ele mora na esquina da rua Cardeal Arco Verde a palpita uma solução. "Seria bom se tivesse outro acesso para chegar à universidade, só existem dois caminhos, ou este ou pela Tamandaré, e inevitável tumultuar o trânsito", opina.

 

Na ultrapassagem, quando vem um carro na direção contrária, muitas vezes o motorista não consegue volta para a fila e causa transtorno na via
Cenas como essas são corriqueiras em horários de pico na rua Cardeal Arco Verde
Nos siga no