Capital

Inmetro faz operação para aferir radares da Capital

Zana Zaidan | 21/07/2014 12:49
Equipamento do Inmetro mede com precisão velocidade marcada (Foto: Marcelo Calazans)
Equipamento do Inmetro mede com precisão velocidade marcada (Foto: Marcelo Calazans)
Radar da Afonso Pena foi aferido hoje (Foto: Marcelo Calazans)

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) deu início a uma operação para aferir radares e medidores de Campo Grande. Na manhã de hoje (21) foi a vez da avenida Afonso Pena, no cruzamento com a rua Dona Ambrosina. Na semana passada, os equipamentos de outros locais foram fiscalizados, afirma o auxiliar metrológico do instituto, Pedro Moura de Oliveira.

Ele explica que, por lei, o pente-fino deve ser feito uma vez por ano, no entanto, sempre que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) faz manutenção em um radar, ele deve ser aferido, antes de ser reativado.

No caso do radar da Afonso Pena, a Agetran precisou realizar ajustes depois que ele foi atingido em um acidente de trânsito, o que pode desregular o equipamento.

Em seguida, entra o Inmetro, que afere se a velocidade medida pelo radar é exatamente a mesma que o veículo cruzou o lugar.

“A margem de erro é por metros. Enquanto estamos aqui, conseguimos saber a velocidade exata que o carro passou”, conta Oliveira.

Nos siga no